Notícia no Ato

PF combate o contrabando de cigarros na serra catarinense

Na manhã de hoje (06/08/2019), a Polícia Federal deflagrou a Operação FUMUS MALUS visando combater a introdução clandestina e comercialização de cigarros oriundos do Paraguai no país.

A partir de informações de populares recebidas pela PM em Lages/SC, foram reunidos indícios de que os investigados atuavam no contrabando de cigarros, crime de atribuição investigativa da União, tendo a PF passado a investigar o caso.Foram identificados vários fornecedores de cigarros estrangeiros para a região da serra catarinense, especialmente Lages e municípios vizinhos. Tais fornecedores, apesar de serem concorrentes na distribuição de cigarros ilegais, também prestavam auxílio mútuo e atuavam de forma associada.

Durante a investigação, iniciada em fevereiro de 2019, a PF lavrou 6 Autos de Prisão em Flagrante, sendo presas 9 pessoas. Foram também apreendidos quase 85.000 maços de cigarros estrangeiros, 2 armas de fogo, 6 veículos e pouco mais de R$50.000,00 em espécie.Na data de hoje estão sendo cumpridos 6 Mandados de Busca e Apreensão nas residências e comércios dos investigados, localizados nas cidades de Lages, Correia Pinto e Bom Retiro/SC. Também foi expedido 1 Mandado de Prisão Preventiva contra o principal investigado Eronildo Pereira Kuster, de 46 anos vulgo “Gordo”, residente no bairro Gralha Azul, em Lages. O filho de Eronildo, Wellington Frigotto Kuster, assessor parlamentar de um vereador de Lages, teve seu veículo apreendido.E é alvo de investigação da PF.

Estima-se que o prejuízo causado com a prática criminosa ultrapasse o valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), ao longo dos últimos seis meses, somente com a sonegação de impostos. Além disso, existe também o imensurável prejuízo à saúde pública.Nos autos do inquérito policial instaurado para completa apuração dos fatos, os investigados serão indiciados pelos crimes de contrabando de cigarros e associação criminosa, cujas penas podem chegar a 5 e 4 anos de prisão, respectivamente.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário