Notícia no Ato

Operação Mãos Dadas/Projeto Rondon segue em Lages

A Polícia Militar de Santa Catarina realiza até o próximo sábado, dia 23 de novembro, a Operação Mãos Dadas em parceria com o Projeto Rondon. A operação iniciou dia 14, unindo forças entre instituições governamentais e não governamentais. Estão sendo realizadas ações de policiamento preventivo em cinco bairros da cidade: Dom Daniel, Gethal, Passo Fundo, Centenário e Morro Grande. A ação policial está sendo realizada de forma preventiva, objetivando proporcionar tranquilidade social, redução nos índices de criminalidade e conscientização para a cidadania, o desenvolvimento sustentável, por via do repasse do  conhecimento acadêmico, cultural e social.

PARTICIPAÇÕES

São parceiros nas atividades interagências: 1. Policiais Militar; a) 2° Região de Polícia Militar (agência Lider); b) 6º Batalhão de Polícia Militar; c) Cavalaria e Canil. Também está participando efetivamente a Udesc; o Cead (Programa de Educação em Direitos Humanos, Gestão de Sustentabilidade; o CAV – Centro Agroveterinário e o NER – Núcleo de Extensão Rondon. Também a Prefeitura Municipal de Lages, através das secretárias municipais, Cras, Creas, Conselho e Secretaria da Mulher. Vale ressaltar as participações do 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-Subseção de Lages, do SESC – Serviço Social do Comércio; Associação dos Diabéticos de Lages e a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) com suas atividades desenvolvidas por meio do setor de extensão.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Os primeiros 10 dias de atividades com as participações de 33 policiais e 15 viaturas apresentaram as seguintes ações desenvolvidas: foram abordadas 202 pessoas, e outras 13 atendidas em ocorrências. Sete Boletins de Ocorrência foram registrados e cinco Termos Circunstanciados. Três pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Polícia, 12 veículos foram retirados de circulação. Também aconteceram 59 notificações de trânsito e apreensão de 13,82 gramas de substância ilícita, semelhante à maconha. A Operação está acontecendo sob a responsabilidade do Comandante da 2ª Região Militar, Coronel PM, Zelindro Farias, o qual destaca que, “as ações sociais em conjunto com ações preventivas de segurança são de grande importância para conscientizar as pessoas e demonstrar que a segurança não se faz sozinho. Para alcançar um resultado duradouro, se faz necessário a união e o  compromisso de toda a sociedade; em  síntese, a operação consiste em ações de segurança pública associadas a ações de impacto territorial e sócio ambiental”, frisou o Comandante da 2ª Região de Polícia Militar.

A IDEALIZAÇÃO DA OPERAÇÃO

O Cel.PM. Zelindo Farias, detalhou à reportagem de Notícia no Ato como pode se tornar realidade a Operação Mãos Dadas: “Essa Operação nasceu de uma inquietude minha em questão do planejamento urbano e sócio ambiental; pois sou estudioso da área. Estou com 35 anos de Polícia Militar.

Fiz mestrado na área e hoje estou fazendo doutorado em planejamento urbano e sócio ambiental. Costumo olhar as questões em toda sua complexidade. Em conversa com o prefeito Ceron coloquei a possibilidade de trazermos o Projeto Rondon para Lages. No caso, através da Udesc, via  NER – Núcleo de Extensão Rondon, e também dialoguei com o professor Clóvis do CAV que se entusiasmou com o projeto. Assim como a  Prof. Dra. Marzely do Cead- Centro de Educação à Distância, já que temos um Programa de Direitos Humanos de Educação e Sustentabilidade de Gestão da Mulher, junto com as secretarias do município começamos a fazer as primeiras reuniões e alinhavar o que seria o protótipo desse projeto. A princípio mapeamos os 05 bairros de Lages com maiores índices de segurança pública mais elevado como também os de índices mais baixos de indicadores de IDH dentro da cidade de Lages. A concepção dessa ideia de esforços era focar as situações pontuais como, meio ambiente, doenças sexualmente transmissíveis, melhoria do espaço urbano. Trouxemos reforços policiais de todo o Estado de Santa Catarina para nos apoiar, os quais estão à nossa disposição para atuar nesse período. As ações não se focaram apenas nas questões de segurança. As parcerias envolvidas estão realizando importantes ações sociais, educativas, práticas, com atendimentos às crianças, mulheres e idosos.

A Secretaria de Defesa Civil do município em parceria com a Polícia Ambiental realizaram as limpezas de córregos, assim como, a conscientização da população para não depositar lixo em local indevido. Enfim, ficou demonstrado que a segurança não se faz sozinho. Temos conhecimentos e saberes para repassar à sociedade através dos nossos acadêmicos da Udesc como da Uniplac e do Projeto Rondon através do seu Núcleo de Extensão. Portanto, é importante a presença desses acadêmicos para conhecer as realidades dos bairros, onde podem unir o conhecimento teórico com a prática. Também as presença dos professores, diretores de instituições governamentais e não governamentais para que criem uma consciência de desenvolvimento urbano e assim contribuir para o desenvolvimento sócio ambiental da região”, explicou o Comandante da 2ª Região de Polícia Militar em Lages.

 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário