Notícia no Ato

Nota à imprensa – mortandade de peixes no Rio Caveiras

Com relação à mortandade de peixes no Rio Caveiras, da espécie popularmente conhecida como “Cará” (Geophagus brasiliensis), foi solicitado junto à Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) de Lages a realização de algumas análises físicas e químicas das amostras coletadas em duplicata em três pontos distintos no Rio Caveiras. As variáveis analisadas não fornecem subsídios conclusivos sobre o agente causador da morte dos peixes e sim sobre parâmetros de potabilidade da água, sendo utilizadas tão somente como parâmetros iniciais de investigação ambiental.

Desta forma, e considerando a especificidade de análises ambientais que o caso requer, foi solicitado novamente o apoio da Semasa, que está sendo parceira da Polícia Militar Ambiental na investigação da causa das mortes dos peixes, para intermediar junto à Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), subsídios necessários para realização de outras coletas de amostras e análises de água, que são essenciais para elucidação do fato, sendo elas:

– Microbiológicos: Coliformes Termotolerantes;

– Metais: Ferro dissolvido; Manganês dissolvido; Chumbo; Mercúrio; Cobre; e Arsênio.

-Fisico-Químicos: Sulfeto; DBO5; DQO; Fósforo; Nitrogênio Amoniacal; Nitrato; Oxigênio dissolvido; Sulfeto; Surfactantes Aniônicos; Fenóis Totais; pH; e Óleos e Graxas ( Vegetais e Animais/Minerais).

– Agrotóxicos: Paration; DDT; DDE; Malation; Glifosato; e Carbaril

As coletas acontecerão em pelo menos sete pontos distintos no Rio Caveiras na região do Salto. As ações da PMA foram limitadas por conta da falta de recursos de ordem técnica.

Foto:Clmais

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário