Notícia no Ato

Lages comemora 183 anos de Polícia Militar em Santa Catarina

Durante solenidade houve a promoção de oficiais e entrega de honrarias.

Policiais, autoridades e comunidade participaram de solenidade de condecoração e promoção de oficiais e praças em comemoração aos 183 anos de Polícia Militar em Santa Catarina. O evento foi realizado no 6º Batalhão de Polícia Militar, nesta segunda-feira (7), em Lages.

O ato foi marcado pela entrega de brasões de mérito pessoal de 1ª, 2ª e 3ª categorias aos policiais militares que se destacaram por seu desempenho profissional. Medalhas como forma de reconhecimento ao policial pelo seu tempo de efetivo serviço prestado à sociedade catarinense e medalhas “Cruz de Bravura” concedida aos policiais que, no cumprimento do dever, se distinguiram por atos excepcionais de desprendimento, sacrifício, coragem e bravura.

Na oportunidade, o coronel da reserva remunerada, Turíbio Skonieczny, recebeu Diploma de Honra ao Mérito como forma de gratidão por ter contribuído e enaltecido o nome da Polícia Militar de Santa Catarina.

Comandante da 2ª Região de Polícia Militar, coronel Moacir Gomes Ribeiro destacou em seu pronunciamento o aspecto profissional, comprometimento ético e dinamismo dos policiais militares que mesmo com o risco da própria vida se dedicam em bem atender as pessoas. “Esses policiais se dedicam diuturnamente à proteção, segurança das pessoas e seu patrimônio”.

O coronel acredita que um mundo melhor, com mais qualidade de vida, justiça e segurança não depende apenas da Polícia Militar e órgãos estatais, mas do fortalecimento, apoio e participação da sociedade organizada nas ações de segurança. “Se cada cidadão fizer sua parte, acreditar e confiar em nosso trabalho, com certeza nossa missão será menos árdua”.

Lançado folder do programa Rede Rural de Segurança

O folder do Programa Rede Rural de Segurança contendo várias dicas de segurança foi lançado durante o evento. O material idealizado pelo 6º BPM e Polícia Militar Ambiental, com o apoio da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), será entregue para os moradores da área rural da Serra Catarinense.

“Esta é mais uma forma de mantê-los bem informados sobre como se proteger e lembra-los da necessidade de denunciar à Polícia Militar qualquer atitude suspeita perto de suas propriedades”, reforça o comandante do 6º batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos.

Jaquetas para policiais da Rocam

Na ocasião foram apresentadas as jaquetas que serão destinadas para o efetivo que compõe as Rondas Ostensivas com Apoio de Motos (Rocam). Adquiridas por meio de convênio com a Prefeitura de Lages, as peças garantirão maior segurança por possuírem sistema de proteção nas costas, ombros e cotovelos, e mais conforto aos policiais que enfrentam o típico frio da Serra Catarinense por serem impermeáveis.

Homenagem aos que já se foram

No ano que a PMSC comemora 183 anos de existência é momento para homenagear os servidores que morreram durante o cumprimento do dever. Como forma de respeito aos policiais militares tombados em serviço, uma coroa de flores foi colocada no obelisco, localizado no 6º BPM, pelo comandante da unidade junto ao comando da 2ª RPM.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário