Notícia no Ato

Samu recebe duas novas ambulâncias

“As ambulâncias representam auxílio considerável em relação A grande demanda de atendimentos do SUS, de responsabilidade do Município (…)” – Antonio Ceron

A Secretaria Municipal da Saúde repassou, na manhã desta quinta-feira (18 de abril), duas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Lages, doação do Ministério da Saúde (MS). São veículos furgão, Sprinter, da Mercedes-Benz, com preço unitário de R$ 172.700 e que fazem parte de um conjunto de 26 ambulâncias doadas para o Samu de vários municípios de Santa Catarina.

Presente ao ato oficial de doação, no gabinete do prefeito Antonio Ceron, a deputada federal Carmen Zanotto enfatiza que esta conquista é fruto de um trabalho coletivo, de esforços conjuntos de poderes públicos municipais, Secretarias de Sáude, e da bancada parlamentar catarinense. Ela, como presidente da Comissão Parlamentar Mista da Saúde, intercedeu em Brasília para que os pedidos municipais fossem o mais rápido possível atendidos.

O prefeito Antonio Ceron destaca o empenho da deputada, agradecendo pelo trabalho de articulação junto ao Ministério da Saúde. “Essas ambulâncias representam auxílio considerável para fazer frente a grande demanda de atendimentos do SUS, de responsabilidade do Município. São 150 mil procedimentos ao mês, em toda a rede de Saúde do município, sendo cerca de cinco mil pessoas atendidas todo o mês no Pronto-Atendimento (P.A.) Tito Bianchini. Esses números dão uma ideia do trabalho que é realizado e das necessidades mais urgentes que enfrentamos na área da saúde pública”, argumenta Ceron.

A Secretária da Saúde, Odila Waldrich, justifica que antes desta doação a prefeitura emprestava ambulâncias ao Samu, quando necessário. “Há tempos a Secretaria da Saúde havia feito pedido ao Ministério da Saúde, e agora isso se tornou realidade. Para nós que atendemos na linha de frente de atendimentos à população, é uma grande alegria poder repassar ambulâncias novas para o Samu”, comemora a secretária. Um veículo (automóvel), adquirido pela prefeitura de Lages também foi entregue nesta quinta-feira, para uso do Departamento de Vigilância Sanitária do Município.

UPA

O prefeito ressalta também que a partir do próximo 30 de junho é compromisso da atual administração público-municipal prestar serviços à população através da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), construída no bairro Universitário. Quanto às instalações do antigo Pronto-Atendimento Tito Bianchini, no centro da cidade, Ceron garantiu que continuarão sendo utilizadas para a prestação de serviços na área da Saúde, em respeito à família de Tito Bianchini, cidadão benemérito e benfeitor, que muito ajudou a municipalidade.

Texto: Iran Rosa de Moraes / Fotos: Marcelo Pakinha

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário