Notícia no Ato

Fiscalização com radar portátil começa no dia 3 de dezembro

Os motoristas devem estar atentos ao limite de velocidade em cada via, evitando acidentes e preservando a própria segurança, bem como a dos passageiros do veículo, dos outros carros e dos pedestres

Nesta terça, quarta, quinta e sexta-feira (27, 28, 29 e 30 de novembro), a Diretoria de Trânsito (Diretran) realizará as últimas operações educativas com utilização de radar portátil nas seguintes avenidas: Belizário Ramos (Carahá), Santa Catarina, Juscelino Kubitschek, 1º de Maio e Antônio Ribeiro dos Santos.

A partir de 3 de dezembro (segunda-feira) iniciará a fiscalização com a aplicação das autuações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os motoristas devem estar atentos ao limite de velocidade em cada via, evitando acidentes e preservando a própria segurança, bem como a dos passageiros do veículo, dos outros carros e dos pedestres.

O critério base para definição de limites de velocidade é o tipo da via. De acordo com o CTB, o trânsito é composto por vias de circulação e estas, por sua vez, são divididas em urbanas e rurais, em especial pela presença e ausência, respectivamente, de edificações em sua extensão.

Velocidade máxima para cada uma das vias:

Vias urbanas:
– trânsito rápido: 80 km/h;
– arterial: 60 km/h;
– coletora: 40 km/h, e
– local: 30 km/h

Vias rurais:
– rodovia pavimentada:
automóveis, camionetas, caminhonetes e motos – 110 km/h;
caminhões, ônibus e micro-ônibus – 90 km/h;
demais veículos – 80 km/h, e
– estrada de terra, ferro e calçamento de pedras: 60 km/h

O CTB classifica as vias como segue, em quatro subgrupos:

Vias urbanas
De trânsito rápido – vias com diversas faixas, sem semáforos, sem trânsito de pedestres e com grande extensão;

Arterial – avenidas com semáforos, cruzamentos e grande fluxo de trânsito, que ligam regiões de uma cidade;

Coletora  – ruas que permitem o acesso e saída das vias arteriais, normalmente com semáforos e que permitem a circulação dentro de uma região da cidade, e

Local – ruas de pequeno porte, com cruzamentos sem semáforo, pouco fluxo de trânsito e utilizadas normalmente para circulação local.

Vias rurais
Rodovia – via rural pavimentada
Estrada – via rural não pavimentada

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário