Notícia no Ato

CEIM transforma quadra em espaço de recreação

A quadra foi reativada com atividades lúdicas

O conhecimento é adquirido de várias formas. Pode ser de maneira simples e divertida, fazendo da escola um espaço para sonhar, aprender e brincar. O sonho de uma equipe transformou uma quadra de esportes sem uso em um espaço divertido onde o desenvolvimento do aluno é a prioridade.

A equipe do Centro de Educação Infantil (CEIM) Vila da Criança, localizado no bairro Universitário, e coordenado pela gestora Elusa Rafaeli, planejava em transformar a quadra que estava sem uso em um espaço interativo para as crianças. “Quando assumi o CEIM fiquei encantada com o espaço externo, conversei com os professores e descobri que eles também tinham em mente construir algo lúdico, onde a criança aproveite tendo um objetivo” comenta Elusa.

O sonho foi aos poucos saindo do papel e tomando forma com ajuda da comunidade, que se mobilizou para ajudar a equipe escolar em fazer a diferença. O primeiro passo foi pintar no chão da quadra, uma centopeia colorida com as letras do alfabeto, onde as crianças pulam os espaços e identificam as cores e as letras.

As ideias de atividades a serem construídas surgem conforme a necessidade dos professores, como a cabana da imaginação, que é usada para contação de histórias e atividades como o teatro. Inicialmente, esse espaço foi construído com a doação de uma lona de caminhão e madeiras, além da ajuda dos familiares dos professores. Porém, os materiais usados acabaram sendo roubados.

A resistência da comunidade escolar em querer o espaço de leitura motivou a equipe a buscar alternativas de construir um espaço fixo e aconchegante. A equipe vendeu rifas para conseguir parte do dinheiro que precisavam, receberam doações e com ajuda da comunidade construíram o que hoje faz a alegria dos estudantes.

A quadra foi reativada com atividades lúdicas como: o espaço com panelas, canos de PVC e outros objetos que tocados produzem sons diferentes, circuitos para desenvolvimento físico e caixa de areia. O espaço também é usado para momentos de confraternização e interação entre as crianças, pois junto da quadra existe um espaço arborizado que permite um momento de tranquilidade. “Os professores conseguem trabalhar de formas bem diversificadas, pois nosso espaço é amplo” conta a gestora, Elusa.

Horta Escolar

Foi criada também uma horta escolar, mantida pelos alunos e professores, com vegetais que são usados nas refeições diárias das crianças, além de pneus espalhados na quadra que servem como vasos com plantação de morango e pés de árvores frutíferas. “Compramos pés de árvores frutíferas para dar sombra às crianças brincarem e ainda colherem as frutas. Todos os pezinhos de frutas e a horta são de responsabilidade das crianças, que cuidam e regam com carinho”, salienta Elusa.

Todo o espaço foi pensado pela equipe gestora e pedagógica para o desenvolvimento de cada aluno, tornando as aulas práticas mais divertidas conforme a idade e entendimento de cada turma. “Nossa equipe é unida e pega junto, ainda temos muito o que melhorar em nosso espaço para ensinar melhor para as nossas crianças” finaliza a gestora.

Texto e fotos: Karoline Andrade Kitabayashi

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário