Notícia no Ato

Para quem estiver de passagem, talentos locais e regionais embelezam o Palco Cultural na 30ª Festa Nacional do Pinhão

De 25 de maio a 3 de junho, 51 apresentações serranas serão conhecidas pelos próprios lageanos e turistas

Inúmeros adornos abrilhantam um evento cultural tão intenso como a 30ª Festa Nacional do Pinhão, sejam elementos materiais, como o pinhão, a araucária, a gralha azul, a geada, os objetos rústicos, ou abstratos, os aromas da estação gelada, os valores dos costumes concernentes à região serrana, como a hospitalidade e aconchego de quem se reúne em volta de um fogão à lenha no inverno para ficar junto da família ou entoar canções tradicionalistas de lembrança e amor à vida rural, característica forte do interior de Santa Catarina.

As artes da música e da dança são duas das melhores formas de se traduzir a memória dos lageanos. A tarefa do Palco Cultural, dirigido pela Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages (FCL), é justamente servir de vitrine para os talentos da região mais fria do Estado. Para acessar este espaço dentro do Parque de Exposições Conta Dinheiro basta andar alguns passos à frente logo após as catracas de entrada deste mundo mágico do turismo em Lages. De forma eclética, será dado holofote a manifestações e linguagens tradicionalista, erudita, clássica, blues, samba, pop, Música Popular Brasileira (MPB), da dança de rua e do rock n’ roll, entre tantas.

Montado bem na entrada do Parque, à direita, o Palco Cultural funcionará durante os dez dias de Festa, de 25 de maio a 3 de junho, no período de 21h à meia-noite na maioria dos dias, e nos dois domingos das 15h às 20h, e será o cenário para atividades culturais desenvolvidas por grupos de dança, teatro, balé e música, atendendo principalmente aos artistas de Lages, englobando o envolvimento de todos, entre os quais os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Anita Garibaldi, Barbicacho Colorado e Planalto Lageano, bandas, academias Flex e Magistral, e vários grupos de dança e música. Na programação são 51 apresentações, entre expressões de Lages e região e o Classical N Rock, de Florianópolis, o de mais distante.

O Palco Cultural é coordenado diretor da Escola de Artes, Salésio Padilha. “Uma novidade de 2018 é o fortalecimento da presença dos CTGs, este resgate do tradicionalismo, tão explícito na nossa história, da nossa gente. São públicos construídos dentro da cidade e nada mais justo do que mostrar o que se sabe fazer para a própria cidade. A Orquestra Sinfônica de Lages e o Barbicacho Dança Show estarão lá e são reconhecidos em muitos endereços. O CTG Campestre Catarinense, de Urubici, trará seus moldes de invernada, um espetáculo aplaudido sempre que aparece.”

O brilho do Planalto Lageano

Primeira atração do Palco Cultural desta 30ª edição, na noite desta sexta (25), o CTG Planalto Lageano levou ao Palco o corpo de baile da invernada adulta Celso Scós, com danças tatu de castanhola, tirana do lenço, vaneirão sapateado e xote de duas damas, todas do resgate do autêntico tradicionalismo gaúcho, além da invernada mirim Quero-Quero do Amanhã, Adriana Cristina Betin, com as danças de xote de ponta e taco e dança do maçarico. Solistas vocais e declamadores também brindaram o público.

O Planalto foi fundado em 12 de dezembro de 1959 e desde então vem preservando esta raiz da cultura gaúcha. Primeiramente foi através das atividades campeiras e mais tarde com a criação das invernadas artísticas. “Desde lá traz esta bandeira e mantém viva esta tradição. O CTG Planalto tem toda uma história de participação nas Festas anteriores e nesta, de vital importância, pois trata da questão do resgate da nossa origem. Estamos contentes com esta proposta porque entendemos bem como é fundamental um lugar cuidar de seus costumes, do folclore, da sua história, da sua essência, além de ser uma forma de divulgar e viabilizar nosso trabalho para preservação da cultura gaúcha serrana. Hoje a Festa tomou uma dimensão muito grande e é imprescindível cultuar a raiz para ter sentido se chamar Festa do Pinhão, e não pode ser um evento como qualquer outro. O que nos faz diferentes é o tradicionalismo, o clima e o povo acolhedor, reverenciados pelos turistas”, reconhece o patrão do CTG, João Teles, lembrando, ainda, que a maioria dos artistas das Sapecadas da Serra e da Canção Nativa advém dos CTGs. “Grupos de renome nacional que despontam com sucesso, nascidos nos CTGs, descobertos no Palco Cultural e no Recanto do Pinhão. Nós participamos de eventos no Sul do país e notamos o encanto do público com o trabalho. Por isso, o incentivo faz diferença.”

No sábado (26), no palco principal, o Planalto Lageano terá seu corpo de baile adulto em apresentação de coreografia na abertura do show do nativista Joca Martins (20h), na programação “Especial Origens”, da qual participarão, ainda, os CTGS Anita Garibaldi e Barbicacho Colorado, e o Conjunto de Arte Folclórica (CAF) Garrão de Potro, a partir das 18h30min. O Planalto mostrará, aliás, uma dança estilizada na música Braço Forte. O CTG Planalto Lageano estará abrigado, ao lado dos demais CTGs de Lages, no Recanto da Tradição, no Parque, onde haverá apresentações e servida comida típica à base de pinhão (paçoca, entrevero, lasanha, escondidinho), além de outros, como quirera com feijão, elaborada pelas próprias prendas e peões.

Acompanhe a programação do Palco Cultural nos dez dias de Festa do Pinhão:

25/05 – Sexta-feira

22h CTG Planalto Lageano

23h Blues in Box

26/05 – Sábado

21h CTG Campestre Catarinense

21h30min Projeto Ritmos

22h CAF Garrão de Potro

22h30min Classical N Rock

23h Dani Porto e Amigos

27/05 – Domingo

15h Escola de Artes – FCL

Teatro

15h30min Barbicacho Dança Show

16h Escola de Artes – FCL – Ballet/Street Dance

17h CTG Barbicacho Colorado

18h Escola de Artes – FCL

Canto e Voz

19h CTG Campestre Catarinense

28/05 – Segunda-Feira

20h30min Cia Juliana Paleo

21h CTG Barbicacho Colorado

21h30min Sesc Ballet

22h Coral Orquestra Sinfônica de Lages

22h30min CTG Anita Garibaldi

23h Joanita Canto e Encanto

29/05 – Terça-feira

20h30min Escola de Artes – FCL

Coral Infantil

21h CAF Garrão de Potro

21h30min Colégio Santa Rosa de Lima – Street Dance

22h Escola de Artes – FCL

Gaitas

22h30min CTG Planalto Lageano

23h Grupo Yatere

30/05 – Quarta-feira

21h Grupo de Dança Grazzi Branco

21h30min Banda Astral

22h CTG Anita Garibaldi

22h30min Escola de Artes – FCL

Violão e Violino

23h Glauco Deni

31/05 – Quinta-Feira

21h Academia Magistral

21h30min Escola de Artes – FCL

Canto e Voz

22h Álvaro Xavier e Banda

22h30min CTG Planalto Lageano

23h Saliva Doce 2

1º/06 – Sexta Feira

21h Escola de Artes – FCL

Street

21h30min Cesinha

22h CTG Barbicacho Colorado

22h30min Academia Flex

23h Grupo Reinventar

02/06 – Sábado

21h Dançar Passarela

21h30min CAF Garrão de Potro

22h Projeto Ritmos

22h30min Escola de Artes – FCL

Gaitas

23h Paulinho Godoi e Banda

03/06 – Domingo

15h Grupo Encanto Regional

15h30min Barbicacho Dança Show

16h Escola de Artes – FCL

Ballet/Street Dance

17h CTG Anita Garibaldi

18h Banda Drops e Rock in Roll

Fotos: Marcelo Pakinha

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário