Notícia no Ato

Área Pastoral de Capão Alto é criada e acolhe primeiro Vigário Paroquial, Pe.Euclides

Com crescimento e desenvolvimento do município de Capão Alto, foi criado a primeira Área Pastoral da Serra Catarinense. A comunidade católica sonhava ter padre residindo no município e abençoando os fiéis.

A capela Imaculada Conceição de Capão Alto, lotada de fiéis acolheu na manhã deste domingo(02), o Padre Euclides Alves da Silva, que vai administrar a Área Pastoral do município. O Bispo Diocesano de Lages, Dom Guilherme Antônio Werlang, celebrou a Missa, que contou com a participação de autoridades políticas, como o prefeito Tito Pereira Freitas, a primeira dama Marilva de Fátima Antunes Pereira, comunidade local e caravana de fiéis de Lages. Durante a Missa, foi lido o decreto perante os católicos, em seguida Dom Guilherme deu posse ao Padre Euclides que presidirá as Santas Missas, ouvirá confissões, visitará doentes e enfermos, celebrará casamentos e batizados, visitará famílias, organizará grupos e pastorais, atendendo às comunidades, entre outros serviços pastorais.

Quem é o Padre?

O Padre Euclides Alves da Silva é natural Peritiba SC, fez Teologia em Curitiba/PR e sagrou-se Padre da Congregação da Ordem dos Frades de Menores Capuchinhos. Veio para a Diocese de Lages em 2012, trabalhando na Paróquia Nossa Senhora da Saúde no bairro Guarujá onde permaneceu por 03 (três) anos. Depois foi transferido para a Paróquia Santa Catarina em Otacílio Costa, onde ficou durante 05 (cinco) anos.

Permaneceu por uns tempos na Paróquia de Bocaina do Sul que estava sem sacerdote com o Padre Darci Sá. No final do ano de 2019, o Bispo Diocesano de Lages diante de uma proposta do Conselho de Presbíteros e do Conselho Consultivo da Diocese de fazer uma nova Paróquia. “Esse é um grande desafio meu, da evangelização junto ao povo de Capão Alto e das comunidade que irão pertencer ao município, juntamente com a Coxilha Rica. São 15 comunidades que permanecerão à Área Pastoral de Capão Alto, onde terá sua administração e trabalho pastoral em comunhão com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio. Recebi a Provisão de Administrador da Pastoral de Capão Alto. A princípio vou residir em dois cômodos dentro da Igreja. A missão será transformar  a igreja em Paróquia dentro de um breve espaço de tempo”, observou o Padre Euclides Alves da Silva. Vale lembrar que o horário da Missa será aos domingos às 9hs. Enquanto nas comunidades somente depois da reunião que será realizada dia 08/02. Também é intenção do Padre Euclides trazer futuramente para a Área Pastoral uma Banda de Lages para realizar o Louvores durante as missas.

Tito Freitas: como tudo começou

“Anos atrás eu era Presidente da Comissão da Igreja e, na época foi definido a construção de uma nova igreja. Desmanchamos naquela ocasião a capela de madeira que tínhamos aqui, bem construída. Porém, optamos pela construção de uma igreja de alvenaria. Como cidadão capãoltense, achei que nossa terra merecia ter uma igreja de bom porte. Fui um dos pioneiros. Hoje estamos felizes por recebermos um sacerdote o que, com certeza dará  uma continuidade em nosso clero local.  Em relação  ao Salão de Eventos, devo dizer que, antes tínhamos um local de madeira que já estava oferecendo riscos. Aceitei o conselho do meu pai que disse: “Tito, vá em frente que vai dar certo”. Assim que, construímos primeiramente o Salão de Eventos e depois a Igreja a qual tem um infra estrutura muito boa. Após conversar com o Bispo de Lages, hoje já recebemos o padre em definitivo para a criação da Paróquia do Município de Capão Alto. Assim que, nos meus 74 anos de idade que vou completar no dia 06/02, fico satisfeito em receber o padre da Pastoral de Capão Alto”, frisou o prefeito Tito Freitas.

Transformar em Paróquia

O Bispo Dom Antônio Guilherme Werlang, da Diocese de Lages, disse que “na medida em que estamos reorganizando as paróquias e com as novas ordenações de padres estamos criando a Pastoral de Capão Alto que terá como sede a Igreja Nossa Senhora Aparecida de Lages (Igreja do Navio). A partir de hoje, o Padre Euclides, residindo em Capão Alto, vai atender todas as capelas do interior do município, o qual poderá melhor fazer a formação de lideranças, atender as necessidades religiosas do povo. Terá uma gestão administrativa própria; porém, enquanto não tem personalidade jurídica própria, ficará permanecendo canonicamente e de direito à Igreja do Navio. Entretanto, quem sabe, no próximo ano ou então no decorrer de 2020 possamos transformar a Área Pastoral de Capão Alto em Paróquia da Imaculada Conceição”, concluiu o Bispo Diocesano de Lages.

Praça revitalizada será entregue a comunidade

No próximo dia 7 de fevereiro o Prefeito Tito Pereira Freitas,  e seu vice Zezo Pires, entregarão à comunidade a Praça Celso Pereira de Cordóva, que foi revitalizada, com ornamentações de flores e gramados; assim como, a colocação de uma imagem da Santa padroeira do município adquirida pela Prefeitura Municipal.

“A Praça é uma obra de relevância que vamos entregar à comunidade de Capão Alto. Foi muito bem projetada, e com certeza será uma praça modelo. Acredito que, como gestor público estamos cumprindo com o nosso dever. As árvores serão mantidas. Inclusive algumas delas foram plantas pelo meu pai. Achei por bem permanecer a arborização para oferecer sombra às pessoas do comunidade, onde poderão passar momentos de lazer”, observou o prefeito Tito Freitas.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário