Notícia no Ato

Prefeito repassa informações importantes sobre o município

Na área da saúde, as obras da Unidade de Pronto Atendimento – UPA estão aproximadamente 90% concluídas. A previsão de entrega é para agosto deste ano. E o Condomínio Ponte Grande também deverá ser entregue na primeira quinzena de julho

Seguindo o cronograma de coletivas de imprensa quinzenais, na manhã desta segunda-feira (18 de junho), o prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese, acompanhados pela maioria dos secretários municipais, repassaram informações de interesse público sobre obras e outros assuntos pertinentes à municipalidade.

A primeira informação é de que o horário de funcionamento de todas as repartições da prefeitura permanecerá inalterado durante as transmissões dos jogos do Brasil na Copa do Mundo, nestas duas semanas de fase classificatória. Caso a seleção passar de fase, esta determinação será reavaliada e há possibilidade de ser estabelecido horário especial nos dias de jogos.

Outro assunto esclarecido na coletiva foi em relação ao Projeto de Lei encaminhado à Câmara de Vereadores que visa instituir uma nova tabela de vencimentos aos engenheiros, contadores e arquitetos do município. Ao todo são 19 servidores que terão seus salários revisados, que passarão da faixa dos 2 mil reais para 5.500 reais, neste caso, excluindo horas extras e o recebimento do abono Função Gratificada (FG). “Esta foi uma iniciativa minha, como prefeito, de corrigir os baixos salários de servidores tão importantes para o município, que tinham seus salários muito fora da realidade e abaixo do piso salarial das suas categorias”, comenta o prefeito Ceron.

Exames realizados pelo SUS

Com relação à realização de exames, procedimentos, consultas ou internamentos via Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes oriundos de sindicatos, associações ou rede privada, a secretária Odila Waldrich esclarece que o Município apenas regularizou a situação e passou a cumprir a Lei 8080, de 1990, que defende que todos, independentemente do plano de saúde adquirido, devem ter acesso aos serviços gratuitos. “Antes esta era uma prática corriqueira nos municípios, mas ilegal. Lages ainda era um dos únicos no Estado que ainda não tinha regulamentado esta questão. O que fizemos foi cumprir a Lei, com parecer favorável da Procuradoria Geral do Município (Progem)”, afirma Odila.

A partir de agora, pacientes que optarem por serem atendidos via SUS, devem passar pelas chamadas portas de entrada, que são as Unidades Básicas de Saúde, o Pronto Atendimento Tito Bianchini, o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, o Hospital Infantil Seara do Bem e os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS’I). “Todos que chegarem a uma dessas unidades passarão por uma classificação de risco, e os casos mais urgentes serão encaminhados imediatamente ao atendimento”, diz a secretária.

Obras da UPA em fase final

Ainda na área da saúde, as obras da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que está sendo construída próximo à rodoviária, estão aproximadamente 90% concluídas. A previsão de entrega pela Construtora Evoluta, segundo a secretária Odila Waldrich, é para agosto deste ano. Foram cerca de 2 milhões de reais investidos com recursos próprios do Município, e mais investimentos para a aquisição de equipamentos. “A conclusão da UPA irá desafogar as unidades de atendimento, que estão todos os dias lotadas. Atualmente contamos com mais de nove mil atendimentos no Pronto Socorro, mais 14 mil nas Unidades Básicas de Saúde e outros 11 mil no Hospital Infantil”, informa Odila.

Condomínio Ponte Grande será entregue às famílias

Já tem data marcada para a assinatura dos contratos entre a Caixa Econômica e as famílias que irão residir no Condomínio Ponte Grande, construído para realocar as pessoas que foram retiradas das margens do rio Ponte Grande para a implantação da avenida de mesmo nome. Será no dia 21 de junho, no Teatro Marajoara, a partir das 16h.

Já a entrega da obra será definida pelo Ministério das Cidades, com previsão para a primeira quinzena de julho. Todas as casas passaram por uma vistoria, pois cerca de 25 unidades foram danificadas por atos de vandalismo, e passam por reforma.

O secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi, garante que até o início do cronograma de mudança das famílias, a ligação entre a Rua Cirilo Vieira Ramos e o acesso ao condomínio estará pronto. Durante o período de implantação do Condomínio Ponte Grande a prefeitura pagou aluguel social às famílias remanejadas.

A segunda etapa da construção da Avenida Ponte Grande será a ligação até a Avenida Castelo Branco, com infraestrutura e saneamento completo, depois será ligada até a Avenida Presidente Vargas, indo até a BR-282 e posteriormente finalizar chegando até o bairro Guarujá.

Terreno que será destinado à Berneck

Sobre o impasse do terreno que será desapropriado em favor da instalação de uma unidade da Berneck em Lages, o procurador geral do município Agnelo Miranda explicou que há um questionamento sobre os valores da área e sobre os pinus plantados às margens da BR-116. Por determinação judicial foi realizada uma perícia de avaliação do terreno, que apontou uma diferença de 900 mil reais a mais que o valor proposto pela prefeitura, embora este valor seja bem menor àquele pedido pela família proprietária do terreno.

O que os proprietários questionam é que o terreno se caracteriza como sendo urbano e não rural, como defende a prefeitura. “Frente a esses desentendimentos, foi determinada uma terceira perícia que deverá apontar definitivamente o valor do terreno. Nós, como representantes do Município, defenderemos o interesse coletivo de que o impasse seja resolvido o mais rápido possível e a fábrica seja instalada, causando grande impacto positivo na economia da cidade, gerando mais de 500 empregos diretos e melhorando a vida de muitas pessoas”, argumenta o Miranda.

Fotos: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário