Notícia no Ato

Equipe técnica vistoria andamento da obra do Complexo Ponte Grande

A parte mais avançada da obra é o saneamento básico, que está sendo executado por toda a extensão da avenida. A pavimentação está dividida por etapas, sendo o primeiro trecho até o entroncamento com a avenida Castelo Branco

Para acompanhar o andamento das obras de implantação do Complexo Ponte Grande, o vice-prefeito Juliano Polese, acompanhado por equipe técnica, percorreu toda a extensão da avenida, desde o condomínio entregue às famílias que foram remanejadas, parando em alguns pontos que precisam de maior intervenção. A visita aconteceu na tarde desta quinta-feira (13 de setembro). Formaram a comitiva parte dos secretários municipais envolvidos, como Claiton Bortoluzzi, do Planejamento e Obras; Jurandi Agustini, de Águas e Saneamento (Semasa); Antonio Arruda, da Administração e Fazenda, e o procurador da República, Nazareno Jorgealém Wolff, representando o Ministério Público, que faz a vistoria e prestação de contas da obra.

Da parte técnica, engenheiros e representantes das empresas executoras, a L’ART Arquitetura e Engenharia Ltda., responsável pelo gerenciamento geral, a STC Engenharia, que executa a parte de saneamento básico e a empresa Focus Serviços Ltda., que está executando o primeiro trecho da pavimentação. “Depois da resolução de alguns percalços estamos com o propósito de dar mais velocidade ao andamento da obra, partindo para uma etapa melhor, que não é somente de saneamento, mas a pavimentação em si, garantindo a trafegabilidade pela avenida. Vamos unir esforços para que a obra tenha continuidade com rapidez e eficiência”, comenta o vice-prefeito Juliano.

Segundo o secretário Claiton, a parte mais avançada da obra é o saneamento básico, que está sendo executado por toda a extensão da avenida. “As obras estão em pleno vapor, dando sequência ao cronograma, que é avançar por etapas”, diz. A ligação do esgoto do Condomínio Ponte Grande já foi feita e a previsão é de que até outubro já esteja sendo tratado. Com a conclusão do saneamento de toda a extensão do Complexo Ponte Grande, juntando ao Complexo Araucária, Lages dará um salto de 12% para 65% de esgoto tratado, tornando-se uma das cidades de Santa Catarina com maior volume de esgoto captado e tratado.

A ponte que dá acesso ao condomínio também está quase concluída em sua totalidade. A pista já está pronta, dando condições de passagem aos motoristas e pedestres, faltando apenas os passeios públicos.

Com relação à pavimentação, o trecho prioritário é até o entroncamento com a avenida Castelo Branco, com cerca de 1.600 metros de extensão. Primeiramente está sendo executada a parte do saneamento e posteriormente será aplicado o pavimento. Depois será aberta nova licitação para pavimentar o segundo trecho, que vai até a avenida Presidente Vargas e depois até a BR-282 e finalmente até o bairro Guarujá.

Todas as construções até o segundo trecho a ser pavimentado já foram retiradas. Somente nas desapropriações de terrenos regularizados foram gastos cerca de R$ 12 milhões. “Dividimos em etapas justamente para dar mais agilidade aos processos burocráticos e facilitar principalmente a liberação dos recursos por parte da Caixa Econômica, que é a gestora das verbas federais”, explica o secretário Claiton.

Fotos: Marcelo Pakinha

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário