Notícia no Ato

Novembro Azul: Saúde realizará ação educativa no Parque Jonas Ramos

 

A ação acontecerá neste domingo (11) das 14h às 17h e será alusiva tanto ao Novembro Azul, quanto ao Dia Mundial do Diabetes

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Para alertar sobre a importância da prevenção dessa e de outras doenças, a campanha “Novembro Azul” é lançada nacionalmente e diversas instituições se movem para a conscientização.

Para iniciar as atividades do mês, a Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Saúde e instituições parcerias, irão promover o Dia D do Novembro Azul, neste domingo (11 de novembro). A ação acontecerá no Parque Jonas Ramos (o Tanque) das 14h às 17h, e será alusiva tanto ao Novembro Azul, quanto ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro).

A população poderá participar de danças circulares, atividades físicas, auriculoterapia, rodas de conversas, além de realizar testes de fluído oral, aferição de pressão arterial e assistir a apresentações culturais, entre outras orientações e atividades relacionadas à saúde do homem e prevenção ao diabetes.  “Se informar já é um grande passo e acrescenta na qualidade de vida de todos. Além disso, serão diversas atividades para toda a família e qualquer idade, todos podem participar” destaca a secretária municipal de Saúde, Odila Waldrich.

Programação

No dia 19 de novembro, segunda-feira, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas em horário especial, das 18h às 22h, para realizar atendimentos voltados à saúde do homem. Já no dia 24 de novembro, sábado, o Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (CEASM) funcionará em horário integral para atender aos homens servidores públicos de Lages. Orientações em saúde também serão realizadas no período da tarde em duas localidades do interior, Salto Caveiras (na Igreja São Judas) e Macacos (Igreja). Necessário apresentar o cartão do SUS.

O câncer

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto e abaixo da bexiga. O risco da doença aumenta com a idade. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados, nove têm mais de 55 anos. No entanto, há tumores que podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar a morte.

Na fase inicial, o câncer pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na existência de algum desses sintomas, é necessário que se procure uma Unidade de Saúde para a realização dos exames necessários.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário