Notícia no Ato

Qualifica Mais Lages: novas 60 vagas prestigiam interessados nas áreas de secretariado básico, estoquista e auxiliar de RH

O ano de 2018 será fechado com a oferta de aproximadamente 50 cursos profissionalizantes, perto de mil formados, em razão da visão do Município e da união com 30 parcerias de empresas e instituições profissionalizantes/educacionais voluntárias

O Programa Qualifica Mais Lages, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, está oferecendo 60 vagas para os cursos gratuitos de secretariado básico, básico de estoquista e básico de auxiliar de Recursos Humanos (RH), divididas em 20 lugares para cada um. As aulas do secretariado básico serão nos dias 21 e 22 de novembro, das 14h às 17h; estoquista dias 23 e 26 de novembro, das 14h às 17h, e de auxiliar de RH dias 27 e 28 de novembro, das 14h às 17h. Todas as capacitações acontecerão no auditório da Secretaria, ministradas pela instrutora voluntária Simone Cunen.

Por não haver choque entre as datas, os interessados podem participar dos três treinamentos, encorpando seus currículos, e amplia as possibilidades de inserção ou recolocação no mercado de trabalho. Os alunos terão direito à apostila e a certificado. Os interessados devem ir até a Secretaria e se inscrever, portando seus documentos pessoais: Rua Sebastião Furtado, nº: 81, Centro, esquina com a Benjamin Constant, a uma quadra da Policlínica Municipal. Contatos: 3224-0600/3224-0700.

Estão em andamento, atualmente, as aulas dos cursos de eletricista e instalador residencial e soldador, no Centro de Educação Profissional (Cedup) Industrial de Lages, contemplando 36 pessoas. O Qualifica é coordenado por Marcelo Lima e Ivânia dos Anjos, tem na equipe também a servidora Carmen Carvalho, e possui supervisão do secretário Mario Hoeller de Souza (Marião). Mas informações nas Fanpages no Facebook: Qualifica Mais Lages e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages.

Ementas

Com este curso básico de secretariado os horizontes se expandirão. Este profissional exerce um papel de alta relevância dentro das companhias, redigem ofícios e e-mails, e outros documentos, organizam e agendam reuniões, entre outras. Cada vez mais conhece e entende a empresa, e até influencia nas decisões da sua gerência.

O curso de estoquista deve treinar pessoas nos conhecimentos técnicos de administração de materiais que habilitem o aluno a ingressar no mercado de trabalho como almoxarife, estoquista, auxiliar de estoque, auxiliar de almoxarifado ou em atividades similares no controle de estoque de materiais. Além disto, desenvolver funcionários que já atuem no almoxarifado ou em controle de estoque e que necessitem de aperfeiçoamentos profissionais para um melhor desempenho ou para conseguir promoções em suas profissões. Por fim, auxiliar companhias que queiram requalificar seus almoxarifes, auxiliares de estoque, estoquistas e encarregados de controle de estoque a fim de aumentar produtividade, melhorar níveis de serviço e reduzir custos.

A proposta do curso básico de RH é formar profissionais com visão sistêmica que atuem de forma ética e proativa, proporcionando um olhar estratégico que lhe permita atuar nas áreas de Recursos Humanos nas organizações. Toda organização, seja pública ou privada, pequena ou grande, tem profissionais qualificados. Os graduados em Gestão de Recursos Humanos possuem conhecimentos para tratar dos processos de recrutamento, seleção, gestão de carreira e avaliação de desempenho, além das atividades de departamento pessoal.

O triplo de cursos em 2018

Somados estes três cursos, o Qualifica Mais fechará 2018 com a oferta de aproximadamente 50 cursos profissionalizantes, perto de mil formados, com 30 parcerias de empresas e instituições profissionalizantes/educacionais voluntárias do Programa, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Mix, e possibilitou a abertura de 35 empresas na modalidade de Microempreendedores Individuais (MEIs), através da Sala do Empreendedor, acrescidos de outras 170 pessoas empregadas via carteira ou contrato temporário.

Salões de beleza (cabeleireiro e maquiagem), clínicas de estética, postos de combustíveis, oficinas mecânicas e borracharias estão entre os ramos mais contratantes de alunos do Qualifica Mais Lages. “Boa parte das pessoas que fizeram o nosso curso administrativo básico foi contratada para a nova Havan. Para 2019 nossa projeção é de lançar 1.800 vagas ao longo do ano, contribuindo com diversos segmentos econômicos. A união entre a prefeitura e a iniciativa privada e pública de profissionalização é uma das marcas mais fortes do Programa. Não tem concorrência e nem quebra de braço, todos no mesmo propósito de capacitar a mão de obra da nossa gente para ter u m futuro mais promissor, com uma realidade diferente para seus filhos e sua família”, comemora um dos coordenadores do Qualifica Mais Lages, Marcelo Lima.

Os próprios professores contratam trabalhadores, alunos que se destacam e mereceram uma oportunidade, a exemplo da empresa Brilho Limpeza e Conservação, em que a instrutora voluntária, proprietária Silvana Farias Bernardi, contratou temporariamente algumas mulheres para os serviços de pós-obra da nova unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) de Lages. Em 2017 foram beneficiadas 375 pessoas em 14 cursos, significa mais que o triplo em relação a 2018.

Fotos: Daniele Mendes de Melo

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário