Notícia no Ato

Programa da Atenção Básica (Pmaq) será tema de reunião na Câmara Municipal

A Câmara Municipal promove uma reunião no dia 4 de dezembro, às 13h30min, no Plenário da Nereu Ramos, sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq). O referido programa já foi tema de matérias legislativas, as quais buscaram informações sobre a destinação de verbas e sobre as unidades básicas de saúde (UBS’s) de Lages enquadradas no Pmaq.

O encontro foi proposto pelo vereador Jean Pierre Ezequiel (PSD), que teve aprovado o requerimento 193/2018. Estão convocadas para falar sobre o programa a diretora de atenção básica da secretaria de Saúde, Francine Formiga, a gerente das Unidades de Saúde, Tatiane Matos, e a coordenadora de Saúde Bucal, Priscila Nunes.

O Pmaq é um programa do Ministério da Saúde que visa incentivar os gestores e as equipes a melhorar o acesso e a qualidade nas unidades de Atenção Básica. Para ter acesso aos repasses federais, o município precisa aderir ao referido programa. A partir disso, o Ministério da Saúde viabiliza recursos específicos a serem aplicados na qualidade de atendimento e investidos nas UBS’s, através da aquisição de novos equipamentos, na qualificação do pessoal e também em repasses financeiros de incentivo ao colaborador.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário