Notícia no Ato

Ponto de Leitura no Terminal Urbano com nova estrutura para receber mais leitores

 

Com gerenciamento da FCL e orientação da Biblioteca Pública Carlos Dorval Macedo, espaço que homenageia Rita de Cássia Proença está mais receptivo e aconchegante

Juntamente ao espaço de leitura da Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e à Biblioteca Pública Carlos Dorval Macedo, o Ponto de Leitura Rita de Cássia Proença busca melhorias e mais acesso da população – este já facilitado uma vez que está no interior do único Terminal Urbano de acesso a transporte público do município. Neuciane de Oliveira é a responsável pelo espaço e comenta que vários métodos podem ser utilizados para levar o público. “As pessoas podem visualizar antes da entrada que este é um Ponto de Leitura, porém, muitas destas não param por aqui. Algumas vezes posso entender que seja pela correria do dia a dia, mas a muitos falta interesse pela leitura”, relata. Falta de informação é algo decorrente para parte da população, e uma das questões a serem tratadas para 2019 é de conscientizar o cidadão de que o espaço de leitura é gratuito, não necessitando pagar para entrar ao Terminal, caso queira apenas frequentar o Ponto de Leitura e não utilizar o transporte público.

Quanto à questão das mudanças criadas em 2018 para melhorias do local, se destacou o projeto Pegue e Leve, pois a pessoa apenas necessita retirar um livro, totalmente gratuito e depois deve repassar para que outra pessoa leia. Neuciane conta que o trabalho desenvolvido pela equipe da Fundação Cultural de Lages (FCL) vai desde a manutenção até a atenção disposta pelos colegas de outras estruturas.

Para o superintendente da FCL, Giba Ronconi, o Ponto de Leitura é um local que tem atenção especial de toda a prefeitura. ”A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambente, nossos funcionários da FCL, Secretaria de Educação e os leitores que passam pelo Terminal Urbano são fundamentais na história desse lugar que agora está ainda mais preparado para receber os amantes dos livros. O lugar está com nova pintura e todo reorganizado, vale a pena a visita”, ressalta.

Além das melhorias na estrutura com pintura e organização do espaço, a orientação da bibliotecária Wemyllin Andrade, responsável pela Biblioteca Pública, gerou uma extensão da Carlos Dorval Macedo com o Ponto de Leitura. “O Ponto de Leitura este em reestruturação, conta com livros de romance e literatura, em sua maioria, e uma seção ‘Pegue e Leve’, em que o leitor pega o livro e pode repassar para outras pessoas, incentivando a leitura. Nossa atribuição é catalogar os livros que estão lá, organizar o acervo e facilitar a consulta e empréstimos”, salienta Wemyllin.

Para mais informações sobre o Ponto de Leitura, basta entrar em contato pelo número 3224-6343. Atendimento das 13h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira.

Fotos: Tiago Seibert

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário