Notícia no Ato

A transformação digital está nas pessoas, e não nas máquinas, diz Arthur Igreja

A afirmação de Arthur Igreja, empresário, administrador e professor com experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países, ocorreu durante a palestra Transformação Digital, realizada pelo Sebrae em parceria com o Orion Parque Tecnológico na terça-feira (4), em Lages.

Empresários, empreendedores e estudantes ouviram atentos as informações repassadas pelo expert em transformação digital, um dos idealizadores da multiplataforma AAA Inovação, cujo intuito é oferecer vídeos e informações sobre o que acontece de importante no mundo da tecnologia e inovação.

Arthur foi categórico ao dizer que manter o cliente como foco central é o que diferencia um processo de transformação digital de apenas digitalização de processos e documentos dentro de uma empresa. “Nos próximos anos, deveremos ter um olhar ainda mais profundo para as capacidades disruptivas dessas tendências, que vão provocar grandes transformações nas relações entre os consumidores e as marcas”, afirma o palestrante.

A necessidade de estar conectado e se reinventar é algo que deve ser visto com fascínio e como oportunidade, alerta. “Quem quer ter sucesso no negócio precisa olhar para as pessoas, colaboradores e clientes. Entender o que esse público espera do seu produto ou serviço. E, então, se utilizar da tecnologia como um meio facilitador para apresentar a solução para o seu público, seja ele interno ou final”.

O consumir nunca esteve tão bem informado. “Ao entrar na loja, as pessoas já sabem tudo sobre o produto. Muitas vezes, mais que o próprio vendedor. O que ele precisa, então, é de atenção, atendimento diferenciado e sair dali com o seu problema resolvido”.

As empresas precisam criar experiências que o digital não pode oferecer

Olhar no olho dos clientes e fazer um atendimento mais humano é o que pode criar uma experiência semelhante a ir ao Rock in Rio. “As pessoas pagam caro para viver aquela experiência que nem a melhor tecnologia de transmissão do mundo substitui”, exemplificou Arthur

O coordenador regional do Sebrae na Serra Catarinense, Altenir Agostini, destaca que a entidade tem desenvolvido e executado diversas ações para ajudar os empreendedores a implantar a transformação digital em seus negócios. “A ideia é auxiliar as empresas a inovarem, buscarem soluções direcionadas para seus públicos e, com isso, se tornarem mais competitivas”.

Para o diretor executivo do Orion Parque, Claiton Camargo, a vinda de um palestrante conceituado em nível nacional na área de inovação, mostra que estamos no caminho certo. “O Orion está consolidado no cenário regional, e hoje já podemos dizer que temos grandes resultados também para mostrados no plano nacional. Isso é motivo de orgulho para o único Parque Tecnológico da região”.

Por Catarinas

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário