Notícia no Ato

Qualifica Mais Lages homenageia 31 instituições e instrutores voluntários e empregadores pelos mais de 1.100 profissionais capacitados em 2018

Para 2019 deverão ser ofertadas duas mil vagas

Nas celebrações de final de ano é comum as pessoas se reunirem para festejar as metas conquistadas nas empresas, o avanço na formação escolar, o ingresso em um curso na faculdade, o reconciliamento familiar, brincar com o Amigo Secreto, além de estipular novos planos a se concretizarem a curto, médio e longo prazo. No Poder Público, é hora de reconhecer as empresas e educadores que aceitaram o convite da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo para fazer parte do time do Programa Qualifica Mais Lages, principal ferramenta de capacitação de mão de obra para habilitar as pessoas interessadas na inserção ou recolocação no mercado de trabalho, ou mudança de empresa ou área. Voluntariamente, os instrutores disseminaram seus conhecimentos justamente por ter esta visão de dividir noções técnicas para reforçar a bagagem da população, apta a novos postos de trabalho. Foram lembrados, aliás, organizações empresariais que doaram equipamentos e estrutura para a execução das aulas, e outras que usufruíram dos serviços do Banco do Emprego na busca por profissionais habilitados, e contrataram capital humano via Secretaria do Desenvolvimento.

Os 31 voluntários foram agraciados com um troféu em cerimônia no final da tarde desta terça-feira (11 de dezembro), no auditório da Fundação Cultural de Lages (FCL). Emocionados, os parceiros receberam o merecido reconhecimento à valorização do trabalho desenvolvido nos cursos do Qualifica Mais Lages e por se importarem com o crescimento econômico e da empregabilidade em Lages.

Em 2018, o Qualifica Mais formou e certificou 1.178 alunos, sendo que 285 estão trabalhando com carteira assinada ou por contratos temporários e outros 201 abriram empresa pelo Microempreendedor Individual (MEI), via Sala do Empreendedor, consagrando-se donos do próprio negócio. Em 2017 foram 378 pessoas qualificadas, destas, 55 contratações e 19 abriram MEI. Portanto, de um ano para cá houve um aumento de 800 postos na oferta de vagas pelo Qualifica com ensinamentos em áreas amplamente requisitadas pela classe empresarial de comércio e prestação de serviços.

O Qualifica Mais fecha 2018 com a oferta de aproximadamente 50 cursos profissionalizantes, com 30 parcerias de empresas e instituições profissionalizantes/educacionais voluntárias do Programa. Salões de beleza (cabeleireiro e maquiagem), clínicas de estética, postos de combustíveis, oficinas mecânicas e borracharias estão entre os ramos mais contratantes de alunos do Qualifica Mais Lages.

A homenagem foi atribuída aos seguintes colaboradores e empresas nos respectivos cursos, bem como alguns que doaram utensílios para as aulas práticas e empregadores:

Rosangela Matos (Sest Senat – coordenadora de Promoção Social – curso Movimentação e Operação de Produtos Perigosos – MOPP)

José Miguel Machado (curso de garçom)

Seomara Polleza (manicure, assistente salão de beleza, cabeleireiro)

Altenir Agostini (Sebrae – oficinas de empreendedorismo)

Leozemar Alves da Silva (cabeleireiro e corte de cabelo masculino)

Laís Bertoldo (boas práticas de higiene e manipulação de alimentos)

Rosemeri Rodolfi (Reviver Administração Prisional Privada – agente penitenciário)

Ester da Silva Braga (depilação e massagem)

Silvana Farias Bernardi (gerenciamento de serviços domésticos)

Ana Vieira (informações turísticas)

Simone Cunen (secretariado básico, estoquista e básico de Recursos Humanos – RH)

Eliane Santana de Liz (Senac – recepcionista, vendedor, operador de caixa e auxiliar administrativo)

Silvana Vogel (Banco da Família – oficinas de empreendedorismo)

Eduardo Waltrick (Pet Shop Pet Play – banho para cães e gatos)

Guilherme Lima (workshop de cabelo masculino)

Rafael Waltrick Souza (Escola de Aviação Justfly – curso de comissário de bordo)

Wanderléia Gonçalves (cuidador de idosos)

Magdyelli Christine Silva (trancista de cabelo)

Joceli Regina Praisler recebeu para Sandra Regina Martins (Instituto Mix de Profissões – Gestão Pessoal e Profissional – GPP)

Silvia Chaves e Ocimar Chaves (cabeleireiro)

Carlos Vinicius Canani (Soldas Planalto – doação de material para curso de solda)

Samuel Ramos (Secretaria da Assistência Social e Habitação – doação de equipamentos)

Silvana T. de Souza (manicure avançado)

Fabíula da Silva Vaz (maquiagem)

Wildson Marchesi de Paula (manutenção de aparelhos celulares)

Osmar Dematé (Posto Duque – frentista e loja de conveniência)

Clacir Alves Pereira (Posto Centenário – frentista)

Andréia Agostini (oficinas de empregabilidade)

Osmar (Cedup Industrial – solda elétrica e eletricista predial e residencial)

Cláudio e Fabrício (Fox Pneus – borracheiro)

Jonatan Rodrigues (barbeiro)

Dez convidados não puderam comparecer e receberão seus troféus normalmente

Mérito de quem trabalha unido

Preocupado com a falta de especialização no ramo de atendimento gastronômico ao público em eventos, o instrutor José Miguel Machado resolveu ele mesmo dar aulas para homens e mulheres a ficarem prontos para suprir a demanda do mercado em que ele atua. No Qualifica, ele formou duas turmas com 25 pessoas no total, a primeira com 19 (14 se empregaram, sendo nove em Lages) e a segunda com seis profissionais (três foram para a temporada em Balneário Camboriú).

Ele e a esposa, Sirlei, são donos do Buffet Sirlei, empresa familiar existente há quatro anos, especialista em refeições para aniversários, casamentos, formaturas e ceias de Natal e Réveillon. “Nos encontros os alunos aprenderam como se portar em um buffet, cordialidade, servir aos convidados presentes, servir vinho e outras bebidas, montagem dos pratos, acompanhamentos e da mesa, posicionamento de talheres, colocação e retirada de pratos, as técnicas do bem servir. O curso é viável para termos pessoas qualificadas. O mercado é exigente e temos de caminhar na mesma velocidade”, salienta José Miguel. Sobre a homenagem, surpresa: “Eu não esperava por isto. Pretendo continuar a parceria para 2019.” A empresa serviu na Olesc agora este mês em Indaial e nos Jasc de Caçador. Neste final de semana estarão em Blumenau, atendendo 500 pessoas em uma convenção religiosa.

A gerente administrativa da Reviver Administração Prisional Privada, Rosemeri Rodolfi, absorveu mão de obra com ajuda da Secretaria do Desenvolvimento. O Presídio Masculino de Lages, está situado no bairro Santa calara e atualmente possui 146 funcionários da Reviver, co-gestora junto ao Governo do Estado, onde desenvolve seu trabalho há sete anos. Através do Banco do Emprego foram contratadas em torno de 20 pessoas nas funções de auxiliar administrativo e monitor de ressocialização, depois de um processo criterioso e minucioso que partiu de 180 e foi para 90 interessados. Após a contratação, todos passam por um curso preparatório, entre demais treinamentos.

A parceria com o Município está mantida há três anos, à qual está incluída o encaminhamento de Pessoas com Deficiência (PCDs). Recentemente foi contratada uma deficiente auditiva para a função de serviços gerais. “A atividade da Secretaria é extremamente fundamental porque o banco do Emprego faz a pré-seleção e nos direciona candidatos qualificados e aptos. São servidores que não se atêm à quantidade, mas sim à qualidade. Este tipo de atitude nos economiza tempo, dá autonomia, opções de diversidade e contribui na divulgação das vagas”, avalia Rosemeri.

Anfitrião da solenidade, o secretário do Desenvolvimento, Mario Hoeller de Souza (Marião), adiantou que para 2019 a meta é a abertura de duas mil vagas no Qualifica Mais Lages. “Eu acredito que todos nós aqui funcionamos como sócios de uma empresa e que estes se multipliquem ano que vem. Não há donos, há parceiros, cada um com sua relevância. A Berneck irá contratar cerca de 600 trabalhadores quando estiver em operação, mas antes, na construção, serão dois mil, como soldadores e eletricistas, a maioria técnicos.” A equipe do Qualifica é formada por Marcelo Lima, Ivânia Anjos, Carmen Carvalho e Daniela Córdova.

 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário