Notícia no Ato

Casa do Artesão decora o Natal com muita dedicação e trabalho em equipe

A Casa é um espaço de aprendizado e comercialização de produtos desenvolvidos pelos grupos que estão associados ao programa

Inaugurada em 2003, A Casa do Artesão passou por uma criteriosa reforma em março deste ano e teve sua reabertura no início de abril. A gestão é compartilhada entre a Secretaria de Assistência Social e Habitação e Fundação Cultural de Lages (FCL), e objetiva a inserção das comunidades no artesanato como desenvolvimento sustentável. A Casa é um espaço de aprendizado e comercialização de produtos desenvolvidos pelos grupos que estão associados ao programa, toda a renda retorna para os próprios artesãos e artesãs.

A participação deste grupo de profissionais de artesanato tem função importante na organização do Natal Felicidade 2018. As decorações da sede da FCL, Secretaria de Assistência, Prefeitura, Escola de Artes, Casa da Mamãe Noel na Rua Correia Pinto, Casa do Papai Noel e a árvore de Natal dos Pontos Cardeais na Praça João Ribeiro na Catedral são obras de um grande time que uniu funcionários da FCL, Secretaria de Assistência e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo na construção de guirlandas, enfeites para árvores, fitas, ornamentos e os famosos laços vermelhos das fachadas do Paço, Assistência, Museu Thiago de Castro e Fundação Cultural. Segundo um dos integrantes, os laços vermelhos da equipe significam a união que o Natal Felicidade provocou nas equipes da Prefeitura para que tudo ficasse bonito.

Monitora de cursos de artesanato da Secretaria de Assistência na Casa do Artesão há 15 anos na prefeitura de Lages, Vera Corso conta que apesar de trabalhar com decorações de natal, foi a primeira vez que fez parte de uma equipe de várias secretarias. “Antes éramos um grupo apenas formado pelas artesãs da Casa. Neste Natal, nos envolvemos com mais colegas da Assistência Social, Secretaria de Turismo e as turmas da Fundação Cultural. Foi bem corrido, mas muito divertido e o resultado está no sorriso das pessoas que estão elogiando nosso trabalho,” comenta.

O Natal Felicidade 2018 é promovido pela prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural de Lages (FCL) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, entre outras pastas municipais, e com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A Havan é a patrocinadora master, além dos patrocínios do Ministério da Cultura/Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Klabin, GTS do Brasil, Supermercados Myatã e Martendal, Flex Relacionamentos Inteligentes, Idaza, American Oil e Caixa. Apoio da Polícia Militar.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário