Notícia no Ato

Serviço de Radioterapia será ampliado em Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da Vigilância de Saúde, aprovou o Projeto Arquitetônico para a instalação do equipamento de radioterapia do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba. Com isso, o Estado passará a ter quatro novos equipamentos de tratamento contra o câncer. Pois estão em fase de implantação os equipamentos em Chapecó, Itajaí e Tubarão.A informação foi repassada pelo Secretário de Estado da Saúde, Helton Zerefino a deputada federal Carmen Zanotto, que juntamente com o Senador Jorginho Mello e diretor do HUST Alciomar Antônio Marin reforçaram o pedido na última semana, em Brasília.Carmen Zanotto ressalta que o projeto de radioterapia em Joaçaba faz parte do plano de expansão do Ministério da Saúde que prevê a implantação de 80 novas soluções de radioterapia em todo o Brasil contemplando equipamentos e infraestrutura e demais alternativas tecnológicas.

“Agradeço ao Secretário e toda a sua equipe pela aprovação desse projeto que é fundamental para cumprirmos a Lei dos 60 dias, de minha autoria, garantindo ao paciente com câncer o direito de iniciar o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo 60 dias, após o diagnóstico da doença. Desta forma, estamos reduzindo o tempo de espera no Estado e o deslocamento estressante dos pacientes que precisam sair de Joaçaba para realizar o tratamento em Lages ou Chapecó”, destaca a parlamentar.

Serão investidos R$ 6 milhões para a construção do prédio que vai abrigar os serviços de radioterapia. A expectativa é que no próximo mês o Ministério da Saúde dê o parecer final para iniciar o processo de licitação da obra.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário