Notícia no Ato

Cursos profissionalizantes na área da beleza, disponibilizados pela Prefeitura, qualificam moradores do Santa Catarina

Os cursos são promovidos pela prefeitura, através do Programa Qualifica Mais Lages, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Secretaria da Educação

Cada vez mais pessoas que buscam seu “lugar ao sol” no mercado de trabalho entendem que a qualificação é a mola propulsora para o crescimento profissional. A Prefeitura de Lages procura fazer sua parte, seja apontando onde há vagas de emprego, como também oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos à comunidade.

No Caic Nossa Senhora dos Prazeres, localizado no bairro Santa Catarina, abrangendo as comunidades adjacentes, estão acontecendo cinco cursos na área da beleza: cabeleireiro, manicure, barbeiro, maquiagem e depilação. São promovidos pela Prefeitura, através do Programa Qualifica Mais Lages, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Secretaria da Educação.

O curso de barbeiro acontece toda segunda-feira, no período noturno, das 19h às 21h30. Já o de cabeleireiro, com maior procura, é realizado nas quartas-feiras, das 9h às 11h30, das 14h às 17h, e das 19h às 22h. O de maquiagem é nas quintas-feiras, das 19h30 às 21h30.

A duração média dos cursos é de dez aulas, aproximadamente dois meses e meio. Ao final todos os alunos receberão certificados. Cada turma conta com cerca de 10 a 20 alunos, em média. Os professores são profissionais da área da beleza, consolidados no mercado, e atuam de forma voluntária através da parceria com o Programa Qualifica Mais Lages.

Os cursos atendem às comunidades próximas do Caic, de diferentes faixas etárias. O aluno mais jovem tem 16 anos e o mais velho 50 anos. “Eles procuram os cursos como forma de ter uma oportunidade de renda extra futuramente, quando conseguirem ingressarem no mercado de trabalho, ou até mesmo montarem seu próprio negócio”, diz o gerente administrativo do Caic, Douglas da Silva.

Há cerca de cinco anos os cursos não eram mais ministrados no Caic do bairro Santa Catarina, sendo trazidos de volta pela gestão do prefeito Antonio Ceron, que procurou parcerias para que o projeto tivesse continuidade neste ano. “Antes os cursos eram pagos. Agora conseguimos, através do Qualifica Mais Lages, trazer de forma gratuita para a comunidade. Os alunos apenas contribuem com o material, principalmente nesta área da beleza, que demanda de bastante acessórios”, explica Douglas.

 Os materiais comprados pelos próprios alunos, ao final do curso serão devolvidos a eles, para que levem para suas casas e façam bom uso, exercendo tudo o que aprenderam durante o curso.

Texto: Aline Tives

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário