Notícia no Ato

Limpeza no córrego no bairro Sagrado Coração de Jesus executada pela Defesa Civil previne eventuais alagamentos

“Nestas ações nos córregos dos bairros nós constatamos a presença de grande quantidade de lixo, é impressionante e isto nos deixa apreensivos. Todo o lixo que encontramos veio de outros lugares e parou aqui. O acúmulo em um lugar pode sim prejudicar outras partes da cidade, nosso trabalho de combate e prevenção é constante, mas a contribuição da população deve caminhar junto a nossa missão de tornar Lages um município com seus recursos naturais mais bem assistidos.” – Jean Felipe de Souza

A Defesa Civil de Lages está realizando a limpeza do córrego localizado no bairro Sagrado Coração de Jesus nesta quinta-feira (9 de maio). A vegetação cresce e acaba invadindo o espaço da vazão das águas, além de terra e pedaços de galhos e resíduos de lixo que acabam sendo depositados de forma irresponsável e em prejuízo ao meio ambiente.

O córrego está situado na lateral de uma empresa distribuidora de medicamentos instalada na avenida Duque de Caxias e próximo ao Hotel Ibis. Os serviços de limpeza, retirada de sujeira e detritos naturais, e desassoreamento são executados em um ponto onde havia extravasamento das águas para a rua em dias de forte chuva e com uma escavadeira hidráulica terceirizada sob supervisão do secretário executivo da Defesa Civil, Jean Felipe de Souza, e da engenheira ambiental, Roberta Machado.

No total, a Defesa Civil deixará em dia o trecho de limpeza a percorrer em torno de 1,7 quilômetros respeitando o curso do rio por baixo da Duque de Caxias, parte do bairro Frei Rogério e trecho da BR-282 até chegar no Passo Fundo, nos locais onde é possível a máquina pesada adentrar para realizar a atividade, pois há grande número de edificações adjacentes, e seguirá até o córrego dos bairros Passo Fundo e São Carlos. A limpeza deve perdurar por mais de uma semana. Exatamente no Passo Fundo o trabalho já foi concluído.

As limpezas de córregos começaram em março deste ano e já foram feitas nos bairros e loteamentos Passo Fundo, São Paulo, São Sebastião, Dom Daniel, Bates, Habitação, Ferrovia, Caravágio, Popular, Santa Catarina, Araucária e Preá. Um decreto de utilidade pública ampara legalmente o exercício desta atividade pela Defesa Civil, e na ocorrência de fiscalização por parte dos órgãos ambientais competentes. Praticamente todos os bairros mencionados neste documento assinado pelo prefeito Antonio Ceron já foram contemplados.

Em abril de 2017 foi assinado e cumprido o decreto nº: 16.783, com declaração de utilidade pública das obras de recuperação da capacidade hídrica, desassoreamento e limpeza do rio Carahá, para fins de interesse social, visando à prevenção e mitigação de risco de desastres e acidentes urbanos ao patrimônio e à vida das pessoas. “Nestas ações nos córregos dos bairros nós constatamos a presença de grande quantidade de lixo, é impressionante e isto nos deixa apreensivos. Todo o lixo que encontramos veio de outros lugares e parou aqui. O acúmulo em um lugar pode sim prejudicar outras partes da cidade, nosso trabalho de combate e prevenção é constante, mas a contribuição da população deve caminhar junto a nossa missão de tornar Lages um município com seus recursos naturais mais bem assistidos”, analisa Jean Felipe.

A programação prevê os córregos dos bairros Ipiranga e Santa Helena na sequência de limpeza. O objetivo é a máquina passar por todas as regiões da cidade, beneficiando moradores e comerciantes de todas as partes de Lages.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário