Notícia no Ato

“Porteira Adentro” contempla 30 novas propriedades rurais

Este programa foi executado, dentro de 30 dias, em Macacos e Lambedor, consistindo de melhorias gerais nas estradas e, principalmente, nos acessos às propriedades rurais, facilitando, desta forma, o escoamento da produção agropecuária

No sábado (6 de julho) a comunidade da região de Macacos, congregadas na Capela São Francisco, comemoraram a finalização das obras do Programa Porteira Adentro, desenvolvido pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria da Agricultura e Pesca. Os moradores ofereceram um almoço ao prefeito Antonio Ceron, ao secretário da Agricultura e Pesca Osvaldo Uncini, e à equipe coordenadora dos serviços e melhorias gerais nas estradas vicinais e acessos às propriedades rurais das localidades de Macacos (comunidade São Francisco) e Lambedor. O vice-prefeito, Juliano Polese, também prestigiou o evento. Ao todo, 30 famílias foram beneficiadas com o “Porteira  Adentro”, desenvolvido, na atual fase, com recursos próprios da municipalidade, programa voltado à facilitar o escoamento da produção agropecuária e desta forma contribuir para incentivar a permanência das famílias no meio rural.“Hoje é dia de agradecer a Prefeitura pelas obras realizadas: serviço de patrolamento e cascalhamento da estrada geral da Lomba, com 7,8 quilômetros de extensão, interligando as Localidade de Macacos e Lambedor e as melhorias nos acessos às propriedades rurais, obras estas feitas em um período de 30 dias de trabalho. Também agradecemos pela instalação de um caixa d’água com capacidade para 10 mil litros de água, servindo 14 famílias que residem aqui nesta região do município”, falou o presidente da Associação de Moradores, Izonir Raulino (Alemão).

Já a vice-presidente da associação, Cleusa Aparecida Muniz, disse que a comunidade está muito contente. “Agradecemos pelo que já foi feito e pelo que ainda está para ser realizado pela Prefeitura. O secretário Osvaldo Uncini já garantiu a continuidade das melhorias, para alcançar aquelas famílias que ainda esperam que o Porteira Adentro chegue até suas propriedades”, falou Cleusa Muniz.Já o proprietário rural Rogério da Silva Muniz, criador de gado, destaca a importância das obras públicas. “São obras de uma grande importância. Veja que em minha propriedade o acesso era muito difícil, principalmente em dias de chuva. Havia buracos onde a água empossava e os carros derrapavam. Agora com o cascalhamento o problema não existe mais”, relata.Segundo informa o diretor financeiro da Secretaria de Agricultura e Pesca, Ozair Coelho, o Polaco, a Prefeitura já beneficiou mais de 150 famílias rurais, com o Programa Porteira Adentro.

Obras sem placa, mas de grande resolutividade

Para o prefeito Antonio Ceron, o conjunto de obras executadas pelo Programa Porteira Adentro é de relevância. “São obras que não ganham placas, mas são reconhecidas pela comunidade. E esta interação que hoje aqui vemos entre a comunidade e a Prefeitura, é muito importante para todos”, disse Ceron

O prefeito anunciou, à comunidade São Francisco, que haverá espaço garantido para os produtores rurais de Lages no novo Mercado Público Municipal, que será reinaugurado, provavelmente, em março de 2020. “É nosso compromisso contribuirmos de todas as formas possíveis para melhorar as condições de vida do homem do campo”, destacou o prefeito.“É muito bom sermos reconhecidos, pois incentiva para continuarmos fazendo sempre muito mais para facilitar a vida de quem produz alimentos”, disse o secretário municipal da Agricultura e Pesca, Osvaldo Uncini.

Caixa d’água e Transporte Escolar

Junto com as melhorias gerais do Programa Porteira Adentro, a Prefeitura também instalou uma caixa d’água capaz de armazenar 10 mil litros de água, bem como implantou o transporte escolar de estudantes universitários e de alunos de cursos técnico-profissionalizantes. Hoje, 26 jovens são transportados da região de Macacos e Lambedor para a cidade. “Disponibilizamos um ônibus e motoristas do quadro de pessoas da Prefeitura para garantir esse transporte escolar”, explicou o prefeito.E isso, sem dúvida, é mais um incentivo necessário para fortalecer o vínculo dos moradores do interior com suas propriedades rurais e que vai de encontro (contra) à onda do êxodo rural.   O secretário da Semasa, Jurandir Agustini, disse que a instalação da caixa d’água, a qual é abastecida com água de fonte natural, foi complementada com a instalação de rede de distribuição para 14 famílias da comunidade São Francisco. “A fonte foi devidamente cercada e isolada e além disso exames periódicos são realizados, para garantir a qualidade da água servida aos moradores”, concluiu Agustini.

Texto: Iran Rosa de Moraes/Fotos: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário