Notícia no Ato

Mapa georreferenciado e aplicativo auxiliam profissionais do Meio Ambiente no acesso a maior cachoeira do Parque Natural

A partir de agora as especialistas irão estudar a melhor maneira de melhorar o acesso para que todos voltem a desfrutar de mais esta alternativa de lazer e exploração em favor do conhecimento

Depois de aproximadamente 1.070 metros de descidas e subidas em meio à mata fechada, inúmeras árvores grandes caídas e após cerca de uma hora e meia de caminhada, profissionais da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente acessaram a maior cachoeira do Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) nesta quinta-feira (1º de agosto), que por um longo tempo era considerada inacessível, e que havia desbarrancado. O acesso era pela sede antiga, à margem da BR-116.

Em uma expedição pelas trilhas do Parque, a gerente de Educação Ambiental, bióloga Michelle Pelozato; a engenheira ambiental, Jéssica Quinatto, e a guia Gleice Borges, contaram com a ajuda de um mapa georreferenciado e de um aplicativo de celular denominado Avenza Maps, para poder chegar até esta cachoeira. “Neste dia a vazão estava fraca, acredita-se que por já fazer alguns dias que não chovia. Por enquanto esta trilha continua fechada aos visitantes devido aos perigos existentes”, pontua Jéssica Quinatto.

A partir de agora as especialistas irão estudar a melhor maneira de melhorar o acesso para que todos (visitantes individuais, famílias, turistas e grupos de estudantes de escolas e universitários) voltem a desfrutar de mais esta alternativa de lazer e exploração em favor do conhecimento. O visitante deve, antes de qualquer coisa, consultar os servidores que trabalham no Parque Natural previamente a visitação a trilhas, bem como visualizar os avisos sobre as que se encontram disponíveis na sede administrativa, situada no bairro São Paulo.

O Parque Natural fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Para agendar visita com guia é necessário fazer contato prévio para reservar, por telefone: 3221-1099. Porém, se a pessoa desejar fazer as trilhas abertas sem a companhia do guia, é permitido, pois na entrada da sede administrativa está disponibilizado um mapa e sinalização nas trilhas, o mesmo procedimento ocorre aos finais de semana. Ao todo o Parque possui sete trilhas.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário