Notícia no Ato

Semana da Pátria: doze escolas celebram o patriotismo e desfilam na rua São Joaquim

Bandas e fanfarras aproveitaram a oportunidade para mostrar o talento dos alunos com instrumentos de sopro e percussão

Lages vive a Semana da Pátria, e o sentimento de patriotismo levou centenas de pessoas até a rua São Joaquim, nesta terça-feira (3 de setembro), para prestigiar o primeiro desfile cívico na cidade. Depois de dias chuvosos, que acabaram cancelando o desfile da avenida Camões, que seria realizado no sábado, esta terça com clima agradável e sol foi propício para que tudo ocorresse conforme o esperado.No palanque de autoridades, o prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese e a secretária da Educação, Ivana Michaltchuk, receberam representantes das forças armadas, do Corpo de Bombeiros, grupo de Escoteiros e lideranças locais. “Este é um momento de todos nós refletirmos sobre o civismo e nossa pátria. Que a juventude vivencie esta valorização nos desfiles cívicos. Não podemos apenas esperar o que a pátria pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer pela pátria”, enfatiza o prefeito.

Doze escolas, estaduais e municipais, desfilaram e apresentaram performances na frente do palanque de autoridades, especialmente decorado nas cores verde e amarelo. Bandas e fanfarras aproveitaram a oportunidade para mostrar o talento dos alunos com instrumentos de sopro e percussão. São meses de ensaio e apenas alguns minutos para mostrar todo o trabalho do maestro e seus pupilos.As balizas também foram um show a parte. Com a função de anunciar a corporação musical e de estabelecer uma relação de carisma entre banda e público, não mediram esforços para de maneira criativa chamar a atenção.

Oportunidade também para que as unidades escolares apresentem seus projetos extracurriculares nas áreas educacionais, do esporte e cultura, como festivais de dança, Dia da Família na Escola, Educação no Trânsito, salas de educação especializadas, entre outras atividades. “Este é um momento muito importante, pois tem toda uma preparação das unidades escolares para este momento, com muita expectativa”, comenta a secretária Ivana.Ela, que iniciou sua carreira como professora na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Belizária Rodrigues, desfilou em um dos pelotões da unidade. “Fui convidada e com muita honra participei do desfile que também é alusivo aos 50 anos de fundação da escola”, conta.

Confira as escolas que desfilaram:

– EEB Ilza Amaral

– EEB Egídio Barauna

– Emeb Santa Helena

– EEB São Judas Tadeu

– EEB Lúcia Fernandes Lopes

– EEB Flodoardo Cabral

– Emeb Antônio Joaquim Henriques

– Emeb Belizária Rodrigues

– EEB Cora Batalha da Silveira

– EEB Nossa Senhora do Rosário

– EEB Maria Quitéria

– EEB Rubens de Arruda Ramos

Texto: Aline Tives/Fotos: Nathalia Lima

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário