//Praça do CEU recebe Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense

Praça do CEU recebe Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense

Além das sessões de filmes, Festival inclui bate-papo com o fotógrafo Flávio Veloso

O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (Ficasc) tem como principal objetivo dialogar com a sociedade sobre temas vitais e urgentes para o planeta. Esportes, soberania alimentar, permacultura, degradação ambiental, mudanças climáticas, cultura e território de povos originários estão entre os assuntos contemplados pela primeira edição do Ficasc.

A programação do Ficasc compreende as cidades de São Joaquim, Urubici e Lages, com programação oficial disponível no site oficial do evento no endereço https://www.ficasc.com.br/. O Festival é apoiado pela prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural de Lages (FCL) e das secretarias do Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Educação e de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Alunos dos cursos da Escola de Artes Elionir Camargo Martins e da rede pública municipal de ensino acompanharão as sessões que também estão distribuídas na programação também em escolas do município. A produção é da Base Cultural, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania/Governo Federal, além de haver patrocínios e parceiros ao Festival.

Em Lages, os organizadores contemplam uma série de locais diversificados para a exibição dos filmes (36 títulos), exposições e debates. Um dos locais de atividades é o cineteatro da Praça do CEU (Estação Cidadania), localizada no bairro Universitário entre o Ginásio Jones Minosso e o Senai, que receberá sessões de filmes na quarta-feira (11 de setembro), sexta-feira (13) e no sábado (14). A sessões de quarta e sexta são destinadas a estudantes da rede municipal e estadual de ensino. A sessão de sábado será aberta ao público da comunidade.

Veja a programação do Ficasc para a Praça do CEU (Estação Cidadania):

Quarta-feira, 11 de setembro, 9h e 14h:

– Plantae (10’);
– Pedro e o Velho Chico (18’), e
– Estrela d’água (4’).
Sexta-feira, 13 de setembro:
9h:
– Ailton Krenak: O sonho da pedra (52’)
14h:
– Belo Monte – Um mundo onde tudo é possível (70’)
15h:
Bate-papo com Flávio Veloso
Fotografia de Paisagem:
Abrindo a caixa preta – Uma conversa descontraída mostrando como a fotografia de paisagem, com um pouco de técnica e dedicação, pode ser prazerosa e uma grande aliada em suas viagens.

Texto: Fabrício Furtado/Fonte: Ficasc/Fotos: Site Ficasc/Divulgação