Notícia no Ato

Ceim do bairro Promorar será entregue à comunidade em breve

As matrículas serão abertas em novembro, respeitando os critérios da fila de espera, para que as aulas iniciem no ano letivo de 2020

As obras do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Hermínia Zago, em construção no bairro Promorar, estão praticamente finalizadas, em fase de limpeza e retoques finais. O prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese e a secretária da Educação, Ivana Michaltchuk, vistoriaram a estrutura na tarde desta quarta-feira (11 de setembro).

A previsão de entrega para a comunidade é até o final do ano. As matrículas deverão ser abertas em novembro, respeitando os critérios da fila de espera, para que as aulas iniciem no ano letivo de 2020. A capacidade de atendimento será de 150 crianças em período integral, ou 300 em período parcial. Esta questão ainda está sendo definida pela Secretaria da Educação.

O prédio, construído conforme modelo instituído pelo Ministério da Educação (MEC), conta com 1.118,48 metros quadrados de área construída, com oito salas de aula para turmas de berçário, maternal e pré-escolar, além de refeitório, salas administrativas e área de lazer com parquinho.Foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão na obra, com recursos do Pró Infância – Tipo B, projeto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal, e contrapartida do Município de R$ 700 mil, utilizados na conclusão da obra.

Foram seis anos de espera. A obra teve início em março de 2013, com previsão de entrega em dezembro de 2014, o que não aconteceu. Duas empresas desistiram da execução do projeto, motivo pelo qual a obra ficou parada durante dois anos e três meses. Foram necessários outros dois processos licitatórios em 2018, sendo a vencedora do certame a empresa Evoluta, que reiniciou as obras em março deste ano. “Não medimos esforços para que esta obra andasse e pudéssemos entregar o mais rápido possível, pois sabemos da necessidade das mães que precisam trabalhar e não tem onde deixar seus filhos”, ressalta o prefeito.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Andrea Bortoluzzi, o Ceim atenderá boa parte da demanda da região. “Enquanto aguardavam na fila de espera, as crianças estavam sendo atendidas em outros Ceims, ou não iam para escola, pois a única unidade mais próxima é o Ceim Vivaldino, que fica no mesmo bairro”, diz.

Somente os condomínios residenciais Tozzo e Pedro Filomeno de Abreu, contam com 240 apartamentos. “Agora nosso bairro estará muito bem estruturado na área da educação. Esta era uma obra muito aguardada pela comunidade”, salienta o presidente do bairro, Paulo Sérgio Alves de Moraes.

Texto: Aline Tives/Fotos: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário