//Carmen Zanotto alerta sobre alto índice de partos prematuros no Brasil

Carmen Zanotto alerta sobre alto índice de partos prematuros no Brasil

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) participou nesta quarta-feira, 27, da abertura do Seminário “Novembro Roxo: Conhecendo os Desafios da Prematuridade”.

Segundo dados da UNICEF e do Ministério da Saúde, 11,7% de todos os partos realizados no país são de prematuros. “Esse percentual coloca o Brasil na 10ª posição entre os países onde mais nascem crianças prematuras, contabilizando aproximadamente 340 mil prematuros todos os anos. Precisamos trabalhar para diminuir este índice, garantindo principalmente o pré-natal a todas as gestantes”, alertou a parlamentar que é presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde e da Frente Parlamentar Mista pela Causa da Prematuridade.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prematuridade – nascimento antes de 37 semanas de gestação – é a primeira causa de mortalidade infantil em todo o mundo.

Carmen também é autora do projeto de lei que institui o Dia Nacional da Prematuridade, que dispõe sobre a realização anual de ações relacionadas ao enfrentamento do parto prematuro durante o mês de novembro. A proposta está tramitando na Comissão de Seguridade Social e da Família.

O evento foi organizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Família (SNF) e da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), junto com o Instituto Dana Salomão.