Notícia no Ato

Com certificação de garçons e garçonetes, Programa Qualifica Melhor Lages forma 2.363 profissionais em 2019 até agora

A profissão de garçom está em praticamente todos os lugares: restaurantes, lanchonetes, barzinhos e pubs de cidades e praias, e em eventos de aniversário, batizado, casamento e formatura

Neste ano de 2019, os programas Qualifica Melhor Lages e Qualifica Mulher Lages já possibilitaram a capacitação teórica e prática de mão de obra a 2.363 trabalhadores em 43 cursos. E esta conta vai subir, pois ainda há alunos em sala de aula que concluirão seus treinamentos em dezembro.

A tarde desta quarta-feira (4 de dezembro) não sairá da memória de 28 pessoas que frequentaram as aulas do curso de garçom e garçonete (barman e barmaid), em parceria da Fundação Cultural de Lages (FCL). Os encontros entre alunos e o instrutor voluntário, José Miguel Machado, aconteceram na Praça do CEU (Estação Cidadania), bairro Universitário, mesmo local da cerimônia de entrega de certificados nesta quarta.

José Miguel é instrutor voluntário do Programa Qualifica Melhor Lages e trabalha há mais de 40 anos na cidade de Lages, entre restaurantes e buffets. A qualificação teve duração de 30 horas/aula totais, distribuídas nas tardes de segundas, quartas e sextas-feiras entre novembro e início de dezembro, com antecipação do término devido à temporada de férias no litoral.

Estes dois programas fazem parte do hall de aparelhamentos de condução dos serviços públicos da prefeitura à população, bem como o Banco do Emprego, Sala do Empreendedor, Programa Bem Mais Simples e o departamento de Desenvolvimento Econômico, de concessão de incentivos fiscais e econômicos de acordo com a Lei Municipal nº: 3.626, de 2009.

No dia 9 de dezembro iniciará o curso básico de síndico para 40 pessoas, estendendo o cálculo de beneficiados. “Até final deste ano serão 2.403 pessoas formadas somente em 2019. Resultados exitosos têm de ser comemorados. Ano que vem teremos mais turmas em novas edições e novos cursos para atender o maior número de interessados possível”, observa o prefeito Antonio Ceron.

Por sua vez, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mario Hoeller de Souza (Marião), lembra que, “a Secretaria atua em todas as ramificações da empregabilidade e dá atenção ímpar ao empresariado. Estamos a postos para ouvir sugestões, e convictos de que 2020 será um ano ainda mais próspero, com mais gente trabalhando para levar dinheiro para dentro de casa e realizando suas metas”.

Em curso de garçom anterior foram formados 12 profissionais, em aulas ministradas pelo instrutor Jaime Lameu, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo, Hospitalidade e de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Lages e Região (Sintratuhl). Portanto, em 2019 Lages ganhou mais 40 garçons aptos ao mercado de trabalho.

Para 2020, no mês de fevereiro, Programa pretende concretizar o projeto de lançamento de mais de mil vagas a serem disponibilizadas ao público nas áreas administrativa, operacional e estética. Por enquanto, o processo está em fase de tratativas e Lages está prestes a ser contemplada com um pacote de cursos. O Qualifica Melhor Lages é coordenado por Marcelo Lima.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário