Notícia no Ato

Um verdadeiro desmanche do Hospital Tereza Ramos de Lages

Fundado no ano de 1943 o Hospital e Maternidade Tereza Ramos tem uma história de milhares de bons serviços prestados à comunidade serrana e de outras regiões. Ninguém esperava que, de um momento para o outro, numa autêntica perseguição política, um Governador que até hoje não disse para o que veio, viesse a praticar tamanho estragado para a saúde dos lageanos e da população serrana. Carlos Moisés, numa visita a Lages, disse que se sentia um pouco lageano através de laços familiares. Imagina se não fosse. Seus familiares aqui residentes devem estar envergonhados pela atitude descabida desse parente desnaturado com a população do município.

Desmanche do HMTR

Nenhum secretário iria praticar por sua conta e risco o desmanche de um hospital e maternidade. Claro que tem as mãos do Governador Carlos Moisés. É ele que determina e orienta seu Colegiado. Portanto, com pleno conhecimento. Por outro lado, é sabido que a construção de uma nova ala no Hospital Tereza Ramos mexeu com os brios de muita gente. Como, além do Governador, também de deputados, muitos prefeitos, e políticos de várias siglas partidárias, inclusive de senador da República. Assim que, não é apenas o HTR que querem colocar na banca rota. Se depender da vontade do Governador e de alguns políticos, Lages vai ficar sem  algumas instituições públicas. Em se tratando do Hospital e Maternidade Tereza Ramos de Lages, vale lembrar que tudo começou no dia numa reunião convocada pelo secretário estadual da Saúde Helton de Souza Zeferino e realizada no dia 31 de julho de 2019 em seu Gabinete. Segundo o titular da Pasta, o tal Zeferino, “em comum acordo com integrantes de áreas técnicas dos serviços de saúde da secretaria, com o objetivo de deliberar alternativas para a ampliação da assistência, abertura de leitos e desenvolver maior agilidade no atendimento nas emergências dos hospitais próprios, foram abordados algumas possibilidade pertinentes, visando diligenciar a demanda de modo célere e efetivo. Dentre elas, houve a projeção de utilizar os equipamentos médico-hospitalares alocados no Hospital Tereza Ramos de Lages, os quais estão disponíveis, contudo sem função, haja vista a paralisação temporária das obras daquele nosocômio, motivada pela auditoria externa a ser instruída para averiguar possíveis irregularidades ocorridas no percurso dos trâmites, acerca das aquisições e edificações efetuadas, pertinentes do projeto inicial concebido para aquela região”, é o que consta em documento  sobre o resultado daquela fatídica reunião.

Falta de respeito

Diante disso, o “ilustre” titular da Pasta da Saúde do Estado de Santa Catarina, Helton de Souza Zeferino, determinou o desmanche do HTR de Lages. A desculpa é de que “diante da proposta lançada, o secretário da Saúde estabeleceu alguns requisitos a serem apresentados e cumpridos, para posterior viabilidade do remanejamento proposto, os quais obtiveram os seguintes resultados:  móveis, equipamentos e utensílios foram  destinados ao Hospital Geral de Celso Ramos, Hospital Santa Tereza,  Hospital Doutor Waldomiro Colautti, e Hospital Regional de São José. Na verdade, o estrago para Lages foi grande. O que causa espanto é saber que as autoridades locais permaneceram caladas diante da agressiva e desrespeitosa atitude do secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina para a população de Lages e da Região Serrana. Um verdadeiro descaso para uma instituição que ao longo de  mais de meio século de atividades ininterruptas salvou vidas e atendeu a milhares de pacientes oriundos dos mais distantes quadrantes de Santa Catarina. O Senhor Zeferino deve uma explicação a Lages. O Governador Carlos Moisés mais ainda.

 

O que disse a assessoria de comunicação da secretária de Saúde 

A Secretaria de Estado de Saúde esclarece que não há nenhum movimento para retirada de equipamentos do Hospital Tereza Ramos, em Lages. Os atendimentos estão sendo realizados normalmente.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário