Notícia no Ato

Em dois dias, prefeitura faz asfaltamento de quatro ruas e deixa pronto reparo em mais uma

Enquanto a população relaxa e se prepara para mais uma semana de agenda cheia, operários do Município não cessam suas funções em favor dos cidadãos

Para amenizar os eventuais transtornos à comunidade na correria do dia a dia na semana, nestes primeiros dias de volta às aulas e rotina pós férias, a prefeitura de Lages, com respaldo do Programa Minha Rua Melhor, não perdeu o ritmo em seus trabalhos e executou a pavimentação asfáltica de três ruas em apenas um dia de serviço na sexta-feira (14 de fevereiro), nos bairros Santa Maria e Coral, e realizou o asfaltamento de mais uma no sábado (15), no Sagrado Coração de Jesus, mesmo dia do conserto em uma via no bairro Sagrado, e no domingo (16) iniciou a reperfilagem das pistas da avenida Papa João XXIII, bairro Petrópolis.

Equipe de servidores e maquinário pesado da Secretaria do Planejamento e Obras trabalharam na sexta-feira (14) na pavimentação asfáltica das ruas Nair de Souza Barbosa (Santa Maria), com aproximadamente 150 metros, e Doutor Carmosino Camargo de Araújo (Coral), em cerca de 25 metros. Posteriormente restará somente a execução das obras de implantação de passeios públicos (calçadas) e meios-fios. Além destas, foram asfaltados em torno de 50 metros da rua Humberto de Campos, na altura do bairro Santa Maria, ao lado da empresa Cunhado Peças.

Para explicar melhor situação anterior, é que entre a rua Nair de Souza Barbosa e a esquina com a rua Doutor Carmosino Camargo de Araújo, no Coral, existem 25 metros de via de terra. E neste local, na Carmosino, foi feito o serviço de complemento para fechar a pavimentação.

Esta rua tinha apenas estes 25 metros de chão batido, pois uma parte é de calçamento (paralelepípedo) e lajota sextavada de concreto e a outra parte (do outro lado da avenida Luís de Camões, em frente à Escola de Educação Básica – E.E.B. Nossa Senhora do Rosário) é de asfalto. Por 75 metros esta via é de lajota até a rua Campos Sales, e da Campos Sales até a avenida Luís de Camões ela é composta por paralelepípedo, e da Camões até a Walmor Ribeiro já é asfaltada. Portanto, de chão batido havia somente 25 metros. Da Nair de Souza Barbosa até a Campos Sales há 95 metros de extensão e o pouco que estava pendente de pavimentação agora já está resolvido desde sexta-feira, para alívio dos moradores, como explica o diretor na Secretaria do Planejamento e Obras, Deyvis Francis Stadnick.

Já a rua Coronel Lica Ramos, também de terra anteriormente, foi pavimentada no sábado (15), e no mesmo dia foi concluída, ao longo de seus cerca de 70 metros de extensão, por nove metros de largura. Nesta foram depositadas 140 toneladas de material asfáltico com seis centímetros de espessura. Calçadas e meios-fios serão feitos depois em uma nova etapa.

Ainda no sábado (15) foi desenvolvido o reparo no pavimento de calçamento da rua Jairo Luiz Ramos, bairro Sagrado Coração de Jesus. Havia uma depressão de aproximadamente 30 centímetros, sanada pela Secretaria do Planejamento e Obras.

O asfaltamento de todas estas vias tem mão de obra e equipamentos próprios da prefeitura, através de recursos do Programa Minha Rua Melhor, o maior programa de pavimentação da história do município de Lages. A pavimentação de vias de chão batido em Lages praticamente lidera as reivindicações da população.

Motores a mil no sábado e domingo

O prefeito vistoriou obras e ouviu moradores e funcionários municipais junto ao secretário do Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, e ao procurador geral do Município (Progem), Agnelo Miranda, em busca de esclarecer dúvidas e justamente acompanhar a evolução dos trabalhos. “É óbvio que é indiscutível o incômodo dos moradores e comerciantes com poeira nos dias de Sol e a lama em dias de chuva. O Poder Público compreende cada uma das queixas e na medida do possível, da disponibilidade de recursos e capital humano, vamos atendendo as solicitações, e adiantamos que já passamos tranquilamente de 100 ruas asfaltadas, um alívio para a população e um alento para a prefeitura, que pôde, deste modo, respeitar e dar resposta à vontade do povo”, observa o prefeito.

Com o Programa Minha Rua Melhor em vários trechos da cidade, prefeitura se sobressai e dá retorno aos anseios das famílias e empresários

O Programa Minha Rua Melhor é o maior programa de implantação de pavimentação da história de Lages, beneficiando moradores de ruas anteriormente de chão batido. São mais de 100 ruas asfaltadas: 45 concluídas entre 2017 e 2019, além das oito vias pavimentadas em parceria com a comunidade através do PaviLages; mais de em andamento entre 2019 e este ano, e 29 em trâmites de licitação (2020).

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário