Notícia no Ato

Museu Histórico Thiago de Castro mostra seu acervo pela internet

 

Vídeos explicativos estão sendo postados no canal do YouTube da Fundação Cultural de Lages

Externar através das visitas guiadas o acervo do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) – que ostenta desde utensílios domésticos e médicos do fim do século XVIII, passando por lanças, artigos indígenas, objetos do tropeirismo, até um dos maiores acervos documentais do país – é um dos objetivos da equipe do Museu. No entanto, com o decreto de isolamento social e o fechamento temporário de espaços públicos por conta da pandemia do novo Coronavírus, o Museu e outros equipamentos culturais administrados pela Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural (FCL) tiveram que fechar suas portas.

Assim como os instrutores e alunos do Programa Lages Melhor e da Escola de Artes Elionir Camargo Martins – também gerenciados pela FCL – que estão tendo aulas pela internet, o pessoal do Museu também procurou uma forma de não perder o contato com o público que não pode sair de casa.

Vídeos mostrando o interior do Museu e um pouco da história estão sendo publicados no canal do YouTube da Fundação Cultural. “Já temos dois episódios publicados, neles contamos um pouco da história dos nossos patronos e dos nossos espaços dentro do museu”, explica o auxiliar administrativo, Paulo Guasselli.

Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, são ações que se somam às atividades de outros equipamentos culturais da Fundação que podem usar a internet como meio. “Nossos instrutores de artes do Programa Lages Melhor e da Escola de Artes já estão desenvolvendo seus programas através de aplicativos, a biblioteca pública mantém seus leitores atualizados com sugestões e dicas pelas redes sociais e agora o pessoal do museu publica um pouco da história e do seu acervo no YouTube”, diz.

Para acompanhar os capítulos sobre o Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) basta acessar o canal da Fundação Cultural de Lages no YouTube.

Texto: Fabrício Furtado/Imagens: canal FCL no YouTube

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário