Notícia no Ato

Retorno das aulas na rede municipal

A Prefeitura de Lages aguarda a oficialização do novo modelo de tomada de decisões, por parte do Governo do Estado, prevista para a próxima semana, para desenvolver novas atuações e medidas nas atividades econômicas que ainda estão suspensas

O Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19 (novo Coronavírus) em Lages, instituído pelo prefeito Antonio Ceron, e que reúne diversos órgãos, entidades e instituições da cidade, realizou uma reunião por videoconferência na manhã desta sexta-feira (29 de maio). Na pauta o andamento das ações e planejamentos locais no combate e prevenção ao Coronavírus.

Nesta reunião o prefeito Ceron comunicou os representantes das instituições que o município aguarda a oficialização, por parte do Governo do Estado, do novo modelo de liberação e autorização das atividades econômicas que ainda estão suspensas em Santa Catarina. “Ontem estivemos com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, que nos comunicou sobre este assunto. O governador Carlos Moisés deverá oficializar este encaminhamento na próxima semana com todas as diretrizes de como fazer e realizar os procedimentos de forma segura para a população. Portanto, todas as atividades como: transporte urbano coletivo, eventos e aulas continuam suspensas em Lages, até novas determinações que serão divulgadas e informadas pelo Gabinete Emergencial”, salientou o prefeito.

O prefeito Ceron destacou ainda sobre a chegada dos aparelhos respiradores, disponibilizados pelo Governo do Estado, para o Hospital e Maternidade Tereza Ramos. “Tivemos também a realização da pesquisa do Instituto Ibope: Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional, realizada a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que não registrou, oficialmente, casos positivos para o novo Coronavírus em Lages”.

Por determinação do prefeito Antonio Ceron, todos os Decretos e Portarias, de combate e prevenção ao novo Coronavírus, de competência do Município, e que tinham datas limites para o dia 31 de maio, serão prorrogados por tempo indeterminado.

Retorno das aulas na rede municipal

Sobre o possível retorno das aulas na rede municipal de Ensino, o prefeito Antonio Ceron adiantou que isto não ocorrerá antes do dia 1º de julho.

Eventos

Sobre o retorno dos eventos na cidade o prefeito Ceron explicou que as decisões serão tomadas em conjunto com o Gabinete Emergencial, sempre observando os números e o cenário local da evolução da doença em Lages. No momento não há data para retorno destas atividades.

Transporte Coletivo Urbano

Ainda sem data para retorno. O município aguarda a oficialização dos procedimentos do Governo do Estado para planejamento, junto com a empresa responsável (Transul), do retorno seguro para a comunidade e trabalhadores do serviço deste tipo de transporte.

Saúde apresenta boletim atualizado

Na reunião por videoconferência do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19 (novo Coronavírus) o secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, apresentou o boletim epidemiológico completo e atualizado para os representantes das instituições. Até este exato momento (atualização do dia 28/05, às 20h30) são 74 casos confirmados em Lages para a Covid-19. Destes, doze pessoas contraíram o vírus em outros estados ou países e 62 em Lages, os chamados casos comunitários. Todos estão recuperados ou em recuperação domiciliar.

O secretário apresentou ainda, detalhes de como irá ser desenvolvido o plano de testagem populacional e o plano de testagem de grupos específicos, ambos por amostragem. Os objetivos são identificar possíveis casos positivos para a Covid-19 em amostragem da população lageana e de grupos específicos, gerando valor estatístico para análise do cenário da pandemia no território, e subsidiar as tomadas de decisões no combate ao novo Coronavírus. Os testes iniciam na próxima segunda-feira (1º de junho), seguindo cronograma da Secretaria de Saúde.

Continuidade do plano de Intervenção Emergencial da Educação Pública Municipal

Durante a reunião a secretária Ivana Michaltchuk disse que a Secretaria Municipal da Educação tem o planejamento completo e previsto para a continuidade das ações do Plano de Intervenção Emergencial da Educação Pública Municipal. Assim também acontecerá com os kits emergenciais de alimentação escolar e as atividades dos alunos da Educação Especial.

Texto: Ari Junior/Fotos: Greik Pacheco e Pablo Gomes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário