Notícia no Ato

Direto da Coxilha Rica: Memórias do Legislativo conta histórias da família Costa

Nesta semana, a equipe da TV Câmara de Lages se deslocou até a localidade de Escurinho, na Coxilha Rica, para entrevistar o escritor, ex-advogado, administrador de empresas e pecuarista Homero da Costa Araújo para o programa Memórias do Legislativo. Autor de oito livros sobre causos e costumes da região, Homero contou um pouco da história da sua família, que teve relevante importância na história da política lageana e de Santa Catarina.

Homero é neto de Solon Vieira da Costa, vereador da 1ª Legislatura Municipal (1947-1951), após a retomada dos poderes legislativos após a época de autoritarismo do Estado Novo de Getúlio Vargas, sendo presidente da Câmara em 1950 e 1951. Também foi sócio fundador do Clube 14 de Junho, presidente do Asilo Vicentino por muitos anos, fundador e presidente da Associação Lageana de Ajuda aos Necessitados, presidente da Islam e membro da Comissão de Fundação e Construção do Seminário Diocesano.

Bisneto de Caetano Vieira da Costa, que foi tenente-coronel do Exército, jornalista, vereador em duas legislaturas (1895-1897 e 1907-1910), onde também ocupou a presidência do Poder Legislativo Lageano. Foi ainda superintendente municipal (atual cargo de prefeito) de 1926 a 1930 e por seis vezes deputado estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina (atual Alesc), ocupando a vice-presidência entre 1925 e 1926. O programa Memórias do Legislativo vai ao ar nesta sexta-feira (dia 26), às 15h, nos canais da TV Câmara de Lages no Facebook e no YouTube.

               Texto e fotos: Everton Gregório – Jornalista

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário