Notícia no Ato

Estudo inédito da Udesc Lages mapeia plantios de pinus e eucalipto em Santa Catarina

Um estudo do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, contratado pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), identificou, através de sensoriamento remoto, as áreas com florestas plantadas no Estado.

O levantamento, concluído em fevereiro de 2020, começou em novembro de 2018 e mapeou a silvicultura catarinense de forma inédita. A conclusão foi que a área total com florestas plantadas no Estado é de 828,9 mil hectares. Desta totalidade, 553,6 mil hectares (67%) são área com Pinus; e 275,3 mil hectares (cerca de 33%) estão ocupados com Eucalyptus.

O trabalho envolveu os professores do Departamento de Engenharia Florestal, Marcos Benedito Schimalski e Veraldo Liesenberg, quatro mestrandos e oito bolsistas de iniciação científica. O grupo desenvolveu métodos científicos que corroboraram para estudo, possibilitando avaliação relativa à sanidade vegetal e idade dos plantios.

O professor Marcos Schimalski, coordenador do trabalho, resume o processo: “Foram processadas 55 imagens do satélite Sentinel 2, empregando técnicas de segmentação de imagens e classificação de objetos com o algoritmo Random Forest. Os resultados foram validados estatisticamente e a acurácia dos trabalhos de mapeamento variou de 90 a 95%”.

O estudo foi traduzido graficamente e dividido por regiões de Santa Catarina. A cor marrom foi utilizada para identificar os plantios de Eucalyptus e a cor verde para Pinus. “Adicionalmente, os resultados obtidos foram comparados com aqueles derivados com imagens de outro satélite (o Planet – GSD 3m), as quais o estudo teve acesso. Isso mostrou que, estatisticamente, os produtos gerados pelas imagens dos dois sensores são iguais. Os polígonos finais foram verificados manualmente, garantindo excelentes aspectos quantitativos e qualitativos do mapeamento”, detalha Schimalski.

Parte do resultado do estudo está no Anuário Estatístico de Base Florestal para o Estado de Santa Catarina – 2019. Além da versão física, o anuário possui uma versão digital, que está disponível, gratuitamente, para download no site da ACR.

Defesa de mestrado

Nesta última sexta-feira, 26, o estudo foi objeto de defesa de metrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Udesc Lages. A banca de avaliação da dissertação foi composta por professores convidados do Brasil e da Universidade Leicester, no Reino Unido.

O acadêmico Jeanderlon Veiga, orientado pelo professor Veraldo Liesenberg, apresentou o trabalho “Viabilidade de dados Sentinel-2 no mapeamento de povoamentos de Pinus sp. e Eucalyptus sp. em Santa Catarina”. A dissertação aborda as metodologias, resultados e validações científicas para o mapeamento das florestas plantadas do Estado.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages/Gráfico identifica plantios por regiões em SC – Arte:
Davi Etelvino/ Assessoria de Comunicação da ACR

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário