Notícia no Ato

Prefeitura atende mais de cem famílias atingidas pela tempestade, da última semana, em um único dia

Novos cadastros estão sendo feitos em todos os bairros. Os pedidos podem ser feitos diretamente na Defesa Civil ou pelo telefone do Plantão, 98406 4037

A prefeitura de Lages dá continuidade aos trabalhos de distribuição de telhas às famílias atingidas pela tempestade que deixou um rastro de destruição em Santa Catarina, na última terça-feira (30 de junho). A primeira remessa de telhas de fibrocimento, enviadas pela Defesa Civil Estadual, chegou ainda neste domingo (5) pela manhã. Em um único dia foram atendidas mais de cem residências que estavam destelhadas. “Estamos distribuindo telhas de quatro ou seis milímetros. Com trabalho árduo e ajuda mútua vamos ajudar a todas as famílias que estão precisando neste momento”, diz o prefeito Antonio Ceron.

A Defesa Civil Municipal atua com cinco equipes, sendo que cada uma conta com um veículo e um caminhão caçamba, passando por todos os 64 bairros que foram atingidos mais fortemente pelo temporal. Os caminhões foram cedidos pelas secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e de Planejamento e Obras.

Após um relatório que aponta os danos e cadastramento das famílias, feito pela própria prefeitura, a Defesa Civil de Lages solicitou ao governo do Estado cerca de dez mil telhas, sendo que nesta primeira remessa vieram 3.800 unidades.

Em alguns bairros como São Paulo, São Francisco, Penha, São Miguel, Dom Daniel, Tributo e Cristal, todas as famílias cadastradas foram atendidas. Nesta segunda-feira os caminhões percorreram os bairros Ferrovia, Popular, Habitação e Bom Jesus. Estão no cronograma para os próximos dias os bairros Caroba, Santa Mônica, Bela Vista, Santa Clara, Santo Antônio, Cruz de Malta, Araucária, Novo Milênio, Morro Grande e Santa Catarina.

Conforme o levantamento, aproximadamente 220 famílias de baixa renda tiveram destelhamento de suas casas e foram cadastradas para receber o auxílio. “Novos cadastros estão sendo feitos em todos os bairros, por isso solicitamos à população que necessita que entre em contato conosco o mais rápido possível, pois primeiro fazemos o levantamento para depois fazer o pedido à Defesa Civil do Estado”, explica a gerente da Defesa Civil Municipal, Mayara Rafaeli Lemos.

A Defesa Civil está localizada no piso superior da Rodoviária Dom Honorato Piazera. Podem também entrar em contato pelo telefone do Plantão, 98406 4037. “Vamos atender a todos que nos solicitarem. Mas, após o pedido para o Governo do Estado, as telhas demoram de dois a três dias para chegar, por isso precisamos agir rápido”, acrescenta o secretário executivo da Defesa Civil, Luiz Henrique de Souza.

Texto: Aline Tives/Fotos: Defesa Civil/Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário