Notícia no Ato

Prefeitura promove Caça ao Tesouro Azul em alusão ao Dia da Água

Cerca de 150 estudantes, de cinco escolas municipais participaram da atividade realizada no Parque Jonas Ramos

Promover a conscientização e preservação do bem mais importante e necessário para a sobrevivência humana, a água, foi o objetivo da ‘Caça ao Tesouro Azul’. A ação que aconteceu na tarde desta sexta-feira (23 de Março) no Parque Jonas Ramos, o Tanque, foi planejada e executada pelas Secretarias de Educação, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Semasa, em parceria com a Polícia Ambiental e acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

De acordo com Michelle Pelozato, bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, “o diferencial da ação foi que dessa vez não focamos na limpeza do rio, mas o grupo discutiu que é necessário promover uma mudança de atitude através da educação ambiental. E neste sentido, as crianças são grandes agentes transformadores”.

Cerca de 150 estudantes, de cinco escolas municipais participaram da atividade, realizada para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado oficialmente, ontem dia 22 de Março. “Nós pensamos em uma dinâmica que pudesse envolvê-los e ao mesmo tempo torná-los multiplicadores nas escolas, pois não teríamos como atingir diretamente todos os alunos”, explica Cristina Alves Ribeiro, coordenadora de Ciências e Educação para Sustentabilidade, da Secretaria de Educação de Lages.  A diretora do Meio Ambiente Silvia Oliveira destaca ainda o envolvimento dos monitores da Polícia Ambiental, tanto na elaboração do projeto, quanto na ação. “Os protetores ambientais conhecem a linguagem deles, sabem como passar a mensagem. Isso se reflete em uma responsabilidade ainda maior, tanto para quem emite, quanto para quem recebe a mensagem”, ressalta.

Para chegar ao tesouro as turmas dos 5º anos percorrem um trajeto, dividido em seis etapas, em torno do Tanque, que começou com a exibição de um documentário sobre a água, no auditório do Centro Ambiental. Com a orientação dos monitores ambientais e dos estudantes de Engenharia Ambiental do CAV/UDESC receberam informações sobre as origens das nascentes; a constituição das bacias hidrográficas do Rio Caveira e do Rio Carahá; o processo de tratamento da água no município e receberam dicas sobre como evitar o desperdício da água potável. No final do percurso, após conhecer as características desse tesouro tão vital ao homem e a natureza, cada estudante recebeu um kit, com uma garrafa de água, doces e cartilha informativa.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário