Notícia no Ato

Incentivar à leitura fará parte das ações da Câmara Regional de Educação da Serra

 

Importante para o desenvolvimento da criança, a leitura desenvolve a criatividade, trabalha as emoções e habilidades comunicativas. Benefícios que irão, no futuro, contribuir para seu maior sucesso pessoal e profissional. A Câmara Regional da Serra Catarinense do Movimento Santa Catarina pela Educação apresentou, na quarta-feira (28), durante a primeira reunião em 2018, a ideia de um projeto para incentivar o hábito da leitura nas crianças.

A proposta apresentada pelos diretores regionais do Sesi e Senai foi aceita e o comitê técnico regional do movimento será o responsável por desenvolver o projeto.  “A região possui um dos menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Estado. A leitura tem ficado de lado e é necessária para o aluno avançar em qualquer disciplina. O nosso desafio será traduzir em conhecimento a informação encontrada nos livros”, destaca a interlocutora do Movimento, Maria Luiza Vieira Alves.

Água será tema do Dia da Família na escola, no dia 7 de abril

O Dia da Família na Escola, comemorado em 7 de abril, propõe o fortalecimento da presença dos pais e responsáveis na vida escolar dos estudantes. O elo criança, escola e família é importante na construção do projeto de vida dos pequenos, considerando os desafios do mundo do trabalho em constante transformação.

Os problemas ambientais serão trabalhados pelas escolas parceiras do Movimento na Serra. Tanto na Escola de Educação Básica Belisário Ramos, em Lages, quanto na Escola Básica Municipal Belisário José Luiz, em Capão Alto, o foco principal será a água.

No sábado (7), em Lages, será realizado um passeio ciclístico, palestras sobre meio ambiente e a importância da água para a sobrevivência do planeta e outros.  Em Capão Alto haverá um resgate da história do município e distribuição de mudas de árvores nativas.

Voluntários melhoram a vida das pessoas

O projeto “Eu Voluntário deixando o meu legado” segue a todo vapor buscando parcerias voluntárias que possam de uma forma ou de outra melhorar a vida das pessoas ou de uma comunidade. A Serra conta, atualmente, com 147 voluntários, e em 2018 vai capilarizar ainda mais as ações. “Vamos desenvolver ações nas escolas voltadas a temas como drogas, bulling, violência e outros assuntos que contribuam para o desenvolvimento de cidadãos comprometidos com a sociedade”, destaca o líder do Projeto na Serra, Maycon Albuquerque.

Ações previstas para 2018

Entre as ações previstas estão o Seminário Conexão Jovem, campanha Pais pela Educação, seminários regionais de educação integral, Prêmio Santa Catarina pela Educação, Jornada Inovação e Competitividade e o Seminário Internacional de Educação.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário