Notícia no Ato

Casa do Artesão é reaberta

Profissionais de artesanato da cidade terão acesso constante à Casa que tem gestão compartilhada da Secretaria de Assistência Social e Fundação Cultural de Lages

Homens e mulheres de toda cidade que trabalham com artesanato contam a partir desta sexta-feira (6 de abril) com mais um espaço para desenvolver seus projetos. O prefeito Antonio Ceron, o secretário da Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos e o superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Giba Ronconi, reunidos com o deputado estadual Gabriel Ribeiro e o vice-prefeito Juliano Polese formalizaram a reabertura da Casa do Artesão, localizada no espaço Largo da Cultura, ao lado da Fundação Cultural de Lages.

Inaugurada em 2002 pelo ex-prefeito Raimundo Colombo, a Casa do Artesão estava com problemas estruturais, e um esforço conjunto da prefeitura através das Secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Obras, e a gestão compartilhada da Secretaria de Assistência Social e Habitação e a FCL deixou a casa em condições para atender os artesãos de diversas comunidades de Lages. “A casa servirá de espaço para a comercialização do que é produzido nos cursos em comunidades da nossa cidade. Também contaremos com um espaço para a busca de conhecimento através da gestão, com oficinas de artesanato. A Rede Feminina de combate ao Câncer também terá seu espaço”, informou a diretora de Inclusão e Cidadania, Sandra Sell Ribeiro.

Em seu discurso, o Secretário Samuel Ramos ressaltou os ganhos positivos do Armazém das Artes na Praça João Costa, e agora artesãos dos bairros comemoram a reabertura da Casa do Artesão. “Estamos no processo dos cursos de artesanato nos bairros, e a Casa do Artesão será o espaço para que essas comunidades possam mostrar seus trabalhos. Os cursos já estão em andamento nos bairros Vila Mariza, Guarujá, São Cristovão, Universitário, Vila Maria, Maria Luiza, Santa Catarina, Caroba, Caça e Tiro, Bela vista e Araucária. Foi um pedido do Prefeito Antônio Ceron que descentralizássemos também o artesanato, e através da coordenação da diretoria de Inclusão Social e Cidadania e toda a equipe da Secretaria de Assistência Social, estamos conseguindo atingir esses objetivos”.

Para o Prefeito Antonio Ceron, a Prefeitura está oportunizando acessibilidade também através das artes e cultura. ”Temos três segmentos que entendemos que a gestão precisa estar mais atenta, a criança, o idoso e a mulher. A Casa do Artesão serve para atender direta e indiretamente esse público, são oportunidades que estamos criando através do estímulo que a cultura e as artes provocam nas pessoas, e esse um ponto propício para termos uma Lages cada vez melhor”, comentou.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário