//Servidores participam de capacitação de acervos, museus, memoriais e arquivos

Servidores participam de capacitação de acervos, museus, memoriais e arquivos

Servidores e funcionários de equipamentos culturais que possuem acervos, como museus, memoriais e arquivos e pessoas responsáveis pelos cuidados e conservação de igrejas históricas e seus acervos estão participando nesta terça-feira (10), Centro Cultural Vidal Ramos – Sesc, de uma capacitação denominada Composição, Conservação e Higienização de Acervos.
Organizado pela Fundação Catarinense de Cultura – FCC e Escola de Gestão Pública Municipal – Egem com apoio da Amures, o curso objetiva qualificar os profissionais para conhecer os materiais que compõe os acervos e os procedimentos básicos de higienização e conservação de acervos, bem como entender os fatores de degradação destes materiais.
Com limitação de 20 vagas, o treinamento tem como orientadores Karen Kremer, graduada em Educação Artística com especialização em “Conservazione e Teoria del Restauro delle Opere d’Arte” e “Corso Speciale di Restauro di Scultura e Oggetti Lignei pela UIA (Florença/Itália) e Thiago Guimarães Costa, doutor em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Mestre em Química Inorgânica pela mesma instituição.
Durante a manhã foram trabalhados temas relacionados a Preservação e Monitoramento; Fatores de degradação dos acervos; Limpeza dos espaços físicos e Manipulação, acondicionamento e armazenamento de acervos. À tarde, o foco é Química e patrimônio cultural: materiais, conservação e reações de degradação e Aula Prática: Higienização de acervos: têxteis, livros, documentos, pinturas, esculturas, objetos em prata.