//Antonio Ceron viaja à capital federal para defender interesses do município

Antonio Ceron viaja à capital federal para defender interesses do município

Buscar recursos para a Defesa Civil, renovar a certificação do aeroporto e garantir apoio para mais um grande evento esportivo na cidade estavam entre os planos do prefeito de Lages, Antonio Ceron, na ida a Brasília nesta quarta-feira, dia 11. A viagem foi considerada produtiva, e Ceron retorna a Lages com o sentimento de ter alcançado os objetivos.O primeiro compromisso do prefeito foi no Ministério da Integração Nacional, onde foi recebido pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, e pelo coordenador geral do órgão, Mushue Dayan Hampel Vieira.Na reunião, foi oficializado o repasse de R$ 898 mil à Prefeitura para a elaboração de estudos de viabilidade técnica e ambiental sobre obras de engenharia para melhoramento fluvial da bacia do Rio Caveiras, incluindo o Rio Carahá, a fim de prevenir os recorrentes problemas de inundações, enxurradas e alagamentos na cidade.Ceron esteve acompanhado do vereador Gerson Omar dos Santos, que iniciou as discussões sobre o assunto na Câmara em 2015. Em agosto de 2017, o prefeito visitou o Ministério da Integração Nacional para colocar a proposta em prática. Em dezembro, o projeto foi protocolado pela Defesa Civil Municipal e, nesta quarta-feira, o repasse dos recursos foi oficializado.”O único estudo mais concreto que existe sobre as enchentes em Lages foi feito há mais de 20 anos, e hoje estamos muito no campo do achismo e dos palpites. Por isso decidimos buscar uma solução técnica, profissional, moderna e viável para reduzir ao máximo e, se possível, acabar de vez com o problema das enchentes em Lages”, disse o prefeito.

Prefeito cuida da renovação do aeroporto da cidade

O prefeito esteve também na sede da Infracea para renovar a certificação do aeroporto de Lages. Há alguns dias, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) comunicou oficialmente sobre a necessidade do procedimento, e Ceron aproveitou a agenda em Brasília para reunir-se com os diretores da empresa, Lilia Siqueira, Jorge Odir e Vicente Souto, para protocolar a renovação junto à Anac.

No mesmo encontro, o prefeito cobrou ainda mais empenho da Infracea nas tratativas com a Aeronáutica para a chegada do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), que há mais de um mês é esperado em Lages para vistoriar o barômetro do aeroporto (aparelho que mede a pressão atmosférica e sem o qual só é possível pousar e decolar no modo visual) e então liberar os voos por instrumento na cidade.

Como resposta, Ceron recebeu a informação de que próxima semana os diretores da Infracea irão ao Cindacta 2, em Curitiba (PR), para tratar pessoalmente do assunto, pois não há justificativas para a demora da vistoria dos militares, uma vez que o barômetro existente em Lages está em pleno funcionamento, opera perfeitamente e todas as exigências feitas à Prefeitura e à Infracea foram atendidas dentro dos prazos.

Busca de apoio para mais um grande evento esportivo em Lages

Como último compromisso da agenda em Brasília, o prefeito esteve no Congresso Nacional para encaminhar com o deputado federal catarinense César Souza as negociações junto ao Ministério do Esporte para Lages receber a segunda edição do Campeonato Brasileiro de Futsal Feminino.

“Foi uma agenda curta e rápida, mas muito produtiva e exitosa. Uma das funções mais importantes do prefeito é justamente ir às capitais do Estado e do Brasil para acompanhar de perto, buscar recursos e cobrar agilidade na solução dos problemas do seu município”, concluiu Antonio Ceron.