Notícia no Ato

Escoteiros celebram dia Mundial do Escotismo com uma série de atividades em Lages


O Grupo de Escoteiros Heliodoro Muniz 69/SC de Lages, realiza nos dias 21 e 29 de abril uma série de atividades na semana escoteira para celebrar o Dia Mundial do Escotismo, comemorado em 23 de abril.


O grupo e composto por 105 Escoterios e adultos voluntários do movimento.O Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Heliodoro Muniz, Chefe Jean Corbelini acompanhado do Chefe Jatir Fernandes estiveram em visita à Câmara de Vereadores nesta terça-feira, quando foram recebidos pelo vereador líder do Governo, Gerson Omar, PSD, o qual tomou conhecimento sobre o Escotismo no Brasil, Santa Catarina e principalmente em Lages. Ao parlamentar municipal foi feita uma solicitação para que a Câmara de Vereadores de Lages institua o Dia do Escoteiro no dia 23 de Abril, tal como aconteceu no município de São José, cuja cópia foi mostrada ao Vereador. Vale lembrar que essa iniciativa será de grande utilidade para outros grupos de Escoteiros, tanto como Grupo Escoteiro Lages, como para outros que porventura se instalarem no município. Por outro lado, o Diretor Presidente Jean Coberlini explicou ao vereador Gerson Omar, que o Grupo Escoteiro Heliodoro Muniz esteve por quase três décadas nas dependências do Colégio Industrial de Lages onde recebeu apoio e carinho de professores, alunos e direção, tendo mudado para o CAV em 17 de Fevereiro deste ano, onde está situado num amplo espaço, dotado de seguranças da própria instituição de ensino, e que as crianças estão seguras para desfrutar das regalias e ensinamentos do Escotismo. Ainda havendo vagas disponíveis.
“Foi com muita satisfação que tomamos conhecimento que, tanto o vereador Gerson Omar como o presidente da Câmara de Lages, Vereador Luiz Marin foram escoteiros nas fileiras do Grupo Heliodoro Muniz, em tempos que já se vão ao longe. Sendo assim, ambos sabem da importância do Escotismo na vida de uma criança ou de um jovem.
Quanto à instituição do Dia do Escoteiro que deverá ser proclamado como Lei pelo Poder Legislativo de Lages deverá acontecer no próprio dia 23 de Abril, quando os escoteiros dos dois grupos existentes em Lages se farão presentes no Plenário da Câmara de Vereadores de Lages. Já quanto ao sancionamento da Lei pelo prefeito Antônio Ceron deverá acontecer no dia 28 o que poderá coincidir com o evento que será realizado na Praça Joca Neves com uma extensa programação:
Escoteiro: trabalho em equipe
Ser escoteiro é estar sempre pronto para lutar por um mundo melhor. É ser corajoso, determinado, prestativo, organizado, disciplinado, respeitar a natureza e o meio onde vive, possuir bom caráter e sem exemplo positivo para os demais. Essas e outras características fazem parte da definição do escoteiro, cujo dia é celebrado em 23 de abril. A data foi escolhida pelo fundador do Movimento Escoteiro, o britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell numa homenagem a Jorge da Capadócia, que lutou contra o mal e, simbolicamente, é mostrado vencendo o dragão.
Padrão Ouro e Qualidade Legal
Nos dias 17 e 18 de março, aconteceu no município de Nova Veneza o congresso escoteiro estadual de 2018, promovido pela UEB SC. Como em todos os anos, o Grupo Escoteiro Heliodoro Muniz se fez presente no evento, onde recebeu a comenda de Grupo Padrão Ouro e também Grupo Qualidade Legal, título este que é oferecido aos grupos que estão dentro dos padrões e normas rotinas administrativas e funcionais de gestão, nos aspectos legais perante a UEB e a sociedade.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário