Notícia no Ato

Em ano histórico, CTGs se reúnem pela primeira vez para apresentação coletiva de dança

O ano de 2018 vai ficar marcado na história da Festa Nacional do Pinhão e dos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) de Lages. Neste sábado (26), Anita Garibaldi, Barbicacho Colorado, Garrão de Potro e Planalto Lageano se uniram para uma apresentação inédita. Integrantes das invernadas artísticas desses grupos se apresentaram no palco nacional dentro da programação do especial Origens.

O Planalto Lageano mostrou quatro danças, uma delas coreografia própria. O patrão geral do CTG, João Teles, acredita que a manutenção da tradição é um dos diferencias do evento. “Essa é uma iniciativa que precisa ser mantida”.

Para o patrão do Barbicacho Colorado, Mario Arruda, reunir todos os grupos é uma demonstração de harmonia entre os amantes do tradicionalismo. Quem pensa parecido é o representante do Anita Garibaldi, Wilson Camargo. “A preservação da tradição depende de nós. Esse momento é muito importante para nossa cultura”.

Renata Corso é a segunda prenda de Santa Catarina. Ela subiu ao palco nacional para quaro danças. “Foi muito emocionante poder estar aqui e fazer parte desse momento histórico”.

Catarinas Comunicação

Fotos: Nilton Wolff

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário